Publicidade

Mercado

Abertura de Mercado: alta nas commodities e novo arcabouço fiscal pautam a bolsa nesta quarta-feira

As atenções estão concentradas no avanço do novo arcabouço fiscal

Abertura de Mercado: alta nas commodities e novo arcabouço fiscal pautam a bolsa nesta quarta-feira
Painel na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. Foto: Gabriela Biló/Estadão
O que este conteúdo fez por você?
  • A alta das commodities contribui para um tom mais positivo para os ativos de maior peso no índice.
  • No exterior, a agenda econômica é bastante restrita e consequentemente os investidores continuam acompanhando os desdobramentos das negociações do governo norte-americano para expandir o teto da dívida
  • Na zona do euro, a inflação ao consumidor (CPI) voltou a subir e atingiu 7% na leitura anual de abril

Após o término da safra de balanços do primeiro trimestre de 2023, as atenções estão concentradas no avanço do novo arcabouço fiscal, que deve ser votado de maneira urgente na Câmara com o intuito de acelerar o processo. Além disso, a alta das commodities contribui para um tom mais positivo para os ativos de maior peso no índice.

No exterior, a agenda econômica é bastante restrita e consequentemente os investidores continuam acompanhando os desdobramentos das negociações do governo norte-americano para expandir o teto da dívida. Ontem, o presidente dos EUA, Joe Biden, classificou como “boa” a reunião com lideranças do Congresso, mas ainda assim não houve um desfecho para a situação.

Em meio ao impasse, Raphael Bostic, presidente distrital do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) em Atlanta, disse que uma não resolução do caso poderia interferir no atual plano de voo do banco central local.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na zona do euro, a inflação ao consumidor (CPI) voltou a subir e atingiu 7% na leitura anual de abril, após atingir 6,9% em março, em linha com as expectativas. Nesse pano de fundo, as bolsas europeias negociam sem direção única, e em Nova York os índices futuros apontam para uma abertura no positivo. Em outros mercados o petróleo tinha sinal positivo nesta manhã, e o minério de ferro avançou pouco menos de 3% na madrugada em Dalian, cotado aos US$ 106,7 por tonelada.

Agenda econômica

Brasil: Logo pela manhã foi conhecido o Índice Geral de Preços (IGP-10) de maio que recuou 1,53%, após queda de 0,58% em abril. No ano o indicador acumula queda de 1,99%. Às 9h são aguardados os dados do varejo restrito e ampliado do mês de março, com as apostas apontando para um recuo de 0,2% para o varejo restrito e de 0,5% no indicador ampliado.

Entre os eventos, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa da abertura da Conferência Anual da autoridade monetária às 9h15, enquanto o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa de audiência pública das comissões de Desenvolvimento Econômico, Finanças e Tributação, e Fiscalização Financeira e Controle às 10h. Por fim, a Câmara vota a urgência do projeto de lei do arcabouço fiscal.

EUA: A agenda internacional reserva apenas os números de construção de moradias iniciadas nos EUA, bem como os estoques de petróleo do Departamento de Energia, ambos às 11h30.

Publicidade

 

Web Stories

Ver tudo
<
Truque da toalha: aprenda o segredo para refrescar a casa sem ar-condicionado
Vai para a praia no Ano Novo? Faça isso e você vai economizar muito
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
15 doenças que dão direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
IPVA 2025: como saber se meu carro é isento?
>