Mercado

Abertura de mercado: Cautela no exterior guia os mercados nesta quinta-feira

Abertura de mercado: Cautela no exterior guia os mercados nesta quinta-feira
(Foto: Amanda Perobelli/Reuters)
  • As principais bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta quinta-feira
  • Os índices futuros das bolsas de NY operam em baixa, sugerindo realização de lucros
  • Para o Ibovespa, o dia pode ser de realização de lucros, acompanhando os pares internacionais

As principais bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta quinta-feira, com investidores atentos ao noticiário sobre o Coronavírus e receosos com persistentes tensões entre EUA e China.

Os índices futuros das bolsas de NY operam em baixa, sugerindo realização de lucros, após acumularem ganhos por 4 pregões consecutivos.

No foco permanece o noticiário sobre o coronavírus. As bolsas europeias também recuam em meio a dados de atividade. Os contratos futuros de petróleo operam, ampliando robustos ganhos da sessão anterior, à espera da reunião legislativa anual da China, que começará amanhã e durante a qual o maior consumidor global de commodity poderá assumir uma postura monetária e fiscal mais acomodatícia em meio à pandemia.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ontem, a China e a OPEP se comprometeram a trabalhar juntas para ajudar a estabilizar os mercados de petróleo. No Brasil, em dia de agenda econômica esvaziada, os investidores devem seguir monitorando o noticiário relacionado
ao Coronavírus.

Os mercados de juros e câmbio devem repercutir também as declarações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Campos disse que o dólar é flutuante e, se for necessário, pode elevar as atuações no mercado de câmbio.

Ele também firmou que os países com dividas maiores encerraram o processo de corte de juros com taxas um pouco maiores também, ao ser questionado qual o piso da Selic.

O presidente do Bacen reconheceu que a crise atual pode ser mais longa e o desvio fiscal maior. Será monitorado também a reunião do presidente Bolsonaro com governadores e os presidentes do STF, Senado e Câmara para discutir o projeto de socorro aos Estados e Municípios. No âmbito corporativo, os investidores vão analisar os números de Aliansce Sonae, Hapvida e Unidas, referentes ao 1T20, dentre outros.

Para o Ibovespa, o dia pode ser de realização de lucros, acompanhando os pares internacionais, após a alta da véspera.

Agenda econômica do dia

Brasil: Destaque para os dados fiscais de arrecadação de abril às 10h30. O tesouro faz leilões LTN e e LFT, além de NTN-F com oferta de 100 mil títulos.

Publicidade

EUA: O presidente do Fed, Jerome Powell, participa de evento virtual às 15h30 e o secretário do tesouro americano, Steven Mnuchin, de palestra ao meio dia. Destaque também para o índice de gerente de compras (PMI) às 10h30 e pedidos semanais de auxílio desemprego às 9h30.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos