Mercado

Abertura de Mercado: Alívio externo deve ajudar o Ibovespa

(Foto: Casa da Photo/Shutterstock)

A manhã desta terça-feira (21) é de recuperação nos mercados internacionais. A Bolsa de Hong Kong fechou em alta, enquanto as bolsas europeias e os futuros em NY sobem, após as perdas significativas de ontem, quando preocupações com a crise de
liquidez da gigante do setor imobiliário chinês Evergrande geraram um movimento de aversão ao risco.

Os juros dos Treasuries também sobem, enquanto o dólar opera mais fraco ante moedas emergentes e ligadas a commodities. Os contratos futuros do petróleo operam em alta de mais de 1%, revertendo parte das fortes perdas da sessão anterior.

Investidores estão na expectativa para a reunião de política monetária do Federal Reserve, que começa hoje e será concluída amanhã, para saber se o BC americano sinalizará o início do tapering, que é a redução gradual de compras de ativos financeiros.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além disso, fica no radar a revisão das projeções para o PIB das principais economias do mundo. A OCDE reduziu a previsão de alta do PIB global em 2021 para 5,7%. No cenário doméstico, o forte fôlego dos mercados internacionais, com alta das bolsas e petróleo, deve ajudar o Ibovespa, enquanto o dólar mais fraco no exterior tende a reduzir uma pressão de alta da moeda americana ante o real.

Uma sinalização de solução para os precatórios na reunião entre Congresso e governo também ajudaria no humor local nesta véspera de decisão do Copom.

Agenda econômica 21/09

Brasil: Os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira, se reúnem novamente para tratar dos precatórios junto com o ministro da Economia, Paulo Guedes (10h). Destaque ainda para a reforma administrativa, que deve ter seu parecer votado na comissão especial da Câmara (10h). O Tesouro faz leilão de NTN-B às 11h.

EUA: A agenda desta terça-feira traz a abertura da 76ª Assembleia Geral da ONU, em NY, com discurso de abertura do presidente Jair Bolsonaro (10h), seguido pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O dia ainda traz ainda a divulgação de construções de moradias iniciadas e permissão de novas obras (9h30) e estoques API de petróleo (17h30).