Mercado

Abertura de mercado: Cautela no exterior e PIB no Brasil devem impactar Ibovespa

Abertura de mercado: Cautela no exterior e PIB no Brasil devem impactar Ibovespa
Foto: Lucas Jackson/ Reuters (Foto: Lucas Jackson/ Reuters)
  • Os índices futuros das bolsas de NY, as bolsas europeias, os juros dos Treasuries e o dólar operam em baixa
  • O motivo desta aversão ao risco e desta busca por proteção é a crescente polêmica em torno do status de Hong Kong, assunto que ajudou a deteriorar ainda mais a relação entre EUA e China
  • Para o Ibovespa, o dia pode ser de realização de lucros com exterior mais negativo e divulgação do PIB

As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta sexta-feira. Os índices futuros das bolsas de NY, as bolsas europeias, os juros dos Treasuries e o dólar operam em baixa.

O motivo desta aversão ao risco e desta busca por proteção é a crescente polêmica em torno do status de Hong Kong, assunto que ajudou a deteriorar ainda mais a relação entre EUA e China desde a semana passada e com os investidores na expectativa por uma coletiva de imprensa do presidente americano, Donald Trump, sobre China.

No mercado de commodities, o tom também é de cautela, com os contratos futuros de petróleo operando em baixa, revertendo ganhos da sessão anterior. No Brasil, além do cenário internacional, os investidores devem seguir monitorando as questões políticas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em termos de dados, destaque para a divulgação do PIB do 1T20. Também fica no radar dos  investidores a fala ontem do presidente do banco central, Roberto Campos Neto, que disse que a política monetária não está exaurida, descartando o uso de outras ferramentas agora porque podem causar prejuízo, e mostrou otimismo sobre a aprovação de reformas estruturais no segundo semestre.

Também disse que o BC seguirá atuando no câmbio. Para o Ibovespa, o dia pode ser de realização de lucros com exterior mais negativo e divulgação do PIB.

Agenda econômica 29/05

Brasil: O PIB do 1T20 será divulgado às 9h. Para este indicador, a mediana das estimativas aponta queda de 1,5% na variação trimestral, após alta de 0,5% no trimestre anterior. Também será revelado o resultado do setor público consolidado de abril, às 9h30.

EUA: Destaque para a coletiva de imprensa do presidente, Donald Trump, para falar sobre China. Será divulgado o índice de sentimento do consumidor da Universidade de Michigan de maio, às 11h.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos