Mercado

Abertura de Mercado: Exterior traz cautela no início de abril

Bolsas da Europa e Nova York abriram o dia em queda

Abertura de Mercado: Exterior traz cautela no início de abril
Sede da B3 em São Paulo. Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press
  • Presidente dos EUA, Donald Trump, disse que as próximas semanas serão “muito duras” e “muito dolorosas”
  • Bolsas neste início de pregão operam com quedas de mais de 3% na Europa e de 2% em Nova York
  • Tom negativo prevalece mesmo após pesquisa na China que mostra recuperação de indicadores

O mês de abril começa com tom mais negativo nos mercados internacionais diante do avanço do coronavírus em mais de 200 países – com destaque para os EUA – e das incertezas sobre o tamanho da recessão que o mundo enfrentará.

O presidente norte-americano, Donald Trump, previu ontem que as próximas semanas serão “muito duras” e “muito dolorosas”, diante da rápida disseminação da covid-19 no país e reforçou o isolamento social. Os casos no país superaram 174 mil ontem, com mais de 3400 mortos.

Assim, as bolsas neste início de pregão operam com quedas de mais de 3% na Europa e de 2% em Nova York, enquanto o petróleo Brent cai mais de 3%, o que deve pesar nos negócios domésticos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Da mesma forma, as bolsas asiáticas encerraram em baixa nesta quarta-feira, à medida que a ansiedade com os desdobramentos da pandemia de coronavírus se sobrepôs a dados confirmando que o setor industrial chinês voltou a se expandir.

O tom negativo prevaleceu mesmo após pesquisa da Markit com a Caixin mostrar que o índice de gerente de compras (PMI) industrial chinês subiu de 40,3 pontos em fevereiro para 50,1 pontos em março, indicando que a manufatura retomou a expansão após o violento choque do coronavírus. O PMI industrial oficial da China já havia apontado a mesma tendência.

No Brasil, os investidores devem seguir monitorando as notícias relacionadas ao coronavírus. Ontem à noite, o presidente Bolsonaro mudou o tom do seu discurso em pronunciamento em cadeia nacional, evitando criticar o isolamento social.

Em termos de dados econômicos, os investidores devem acompanhar hoje a divulgação da produção industrial referente ao mês de fevereiro. Para o Ibovespa, esperamos uma abertura mais negativa, acompanhando os pares internacionais.

Agenda econômica 31/03

Brasil: A agenda local traz a produção industrial de fevereiro às 9h. A mediana é de queda de 0,40%. Além disso, o BC faz leilão de swap cambial tradicional para rolagem dos vencimentos de maio; oferta será de até 10 mil contratos. O senado vota projeto que amplia alcance de auxílio emergencial de R$ 600.

EUA: O relatório ADP sobre criação de empregos no setor privado em março será divulgado às 9h15.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos