Mercado

Abertura de Mercado: recuperação externa pode trazer ânimo ao Ibovespa

Abertura de Mercado: recuperação externa pode trazer ânimo ao Ibovespa
Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

As bolsas europeias operam no terreno positivo após caírem mais cedo, quando repercutiram dados de inflação ao consumidor na Alemanha e no Reino Unido, que atingiram o maior nível em décadas. Da mesma forma, os índices futuros das bolsas de Nova York se recuperaram das perdas de mais cedo, mas os ganhos são limitados pela alta dos rendimentos dos Treasuries.

Os investidores também seguem monitorando a temporada de balanços corporativos
dos EUA e aguardam declarações da secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, e do presidente do Banco da Inglaterra (BoE), Andrew Bailey, neste momento de expectativas de aperto iminente de juros nos dois países por causa da inflação alta e
melhora do mercado de trabalho. Já o dólar, opera em queda antepares principais e grande parte das divisas emergentes e ligadas a commodities.

E o petróleo amplia ganhos, após a Agência Internacional de Energia (AIE) prever, em relatório mensal, que a demanda global pela commodity irá superar níveis pré-pandemia este ano. No cenário doméstico, a recuperação das bolsas no exterior nesta manhã pode trazer ânimo ao Ibovespa. No mercado de juros futuros, o avanço dos
rendimentos dos Treasuries pode apoiar um viés de alta, mas a queda do dólar no exterior tende a limitar os ajustes dos DIs e trazer algum alívio ao mercado de câmbio.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Questões relacionadas ao Orçamento de 2022 e reajustes salarias seguem no radar.

Agenda econômica 19/01

Brasil: O IGP-M acelerou a 1,95% na segunda prévia de janeiro, de 0,43% na mesma prévia de dezembro. Mais cedo saiu o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo. O indicador subiu 0,59% na primeira quadrissemana de janeiro, acelerando levemente em relação ao acréscimo de 0,57% visto na primeira quadrissemana deste mês, segundo dados publicados hoje pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

EUA: A secretária do Tesouro, Janet Yellen, fala em evento da Conferência de Prefeitos dos EUA, às 10h. Dados do setor de construções em dezembro nos EUA saem às 10h30. Entre os balanços programados, os resultados trimestrais do Bank of America (BofA), Morgan Stanley, United Airlines e Procter & Gamble (P&G) saem antes da abertura da Bolsa de Nova York, enquanto Alcoa e United Airlines, após o fechamento.

Europa: No Reino Unido, o Presidente do BoE, Andrew Bailey, discursa no Comitê do Tesouro, às 11h15.

Publicidade