As bolsas na Ásia fecharam em baixa nesta segunda-feira, à medida que crescem temores de que as medidas restritivas motivadas pela pandemia de coronavírus possam se estender por meses. As bolsas europeias abriram as negociações também em baixa, mas reduziram perdas após notícia de que há sinais de desaceleração da covid-19 no Reino Unido e na esteira de dados de confiança da Zona do Euro, que vieram fracos, mas não tão ruins quanto se previa.
Os futuros de NY ensaiam recuperação e operam com leves altas, após perderem mais de 1% ontem à noite. O petróleo, por sua vez, opera no território negativo, após o presidente norte-americano, Donald Trump, estender o isolamento social por mais 30 dias, até final de abril.
No Brasil, o destaque desta segunda é a votação no Senado do auxílio de R$ 600 a informais e doentes crônicos. Como pano de fundo, em relação ao coronavírus, o mercado deve seguir acompanhando as divergências de opiniões entre o governo central e o ministro da saúde bem como os governadores.
Para o Ibovespa, esperamos uma abertura com viés mais negativo, acompanhando os pares internacionais.
Agenda econômica 30/03
Brasil: A semana tem início com a tradicional Pesquisa Focus, às 8h20. Às 10h30, o tesouro divulga o resultado primário do Governo Central. Às 15h00 será a vez da divulgação da Balança Comercial. Na terça-feira, o IBGE divulga a taxa de desemprego às 9h00 e às 9h30 será divulgado o resultado das contas do setor público consolidado e na quarta-feira, será divulgada a produção industrial de fevereiro.
EUA: Destaque para a divulgação do relatório oficial do mercado de trabalho (payroll) em março na sexta-feira, às 9h30.
Europa: Destaque para o índice de preços ao consumidor (CPI) referente ao mês de março, na terça-feira, às 6h. Na quarta-feira é a vez do índice de gerente de compras (PMI) industrial referente ao mês de março. Na sexta-feira, o índice de gerente de compras (PMI) composto.
China: BC da China cortou a taxa de juros de operações de recompra reversa de 7 dias de 2,4% para 2,2%.