As bolsas da Ásia fecharam, em sua maioria, em baixa e os mercados acionários na Europa operam em queda significativa, seguindo os índices de Nova York, que ontem tiveram recuo mais forte, após sinalização do Federal Reserve de elevação da taxa de juros antes do esperado. Assim, indicadores divulgados na China, Alemanha e Reino Unido mostrando recuperação econômica acabaram ficando em segundo plano.
Leia também
Nesse cenário, os índices futuros das bolsas de Nova York oscilam perto da estabilidade, nesta manhã de quinta-feira (6), e os rendimentos dos Treasuries operam em alta, ampliando ganhos da sessão anterior. Os contratos futuros de petróleo ensaiam recuperação e passaram a subir, depois de terem caído durante a
madrugada.
Aqui no Brasil, a falta de tração no exterior por causa do tom conservador do Fed, deve influenciar os mercados locais em meio preocupações com o cenário fiscal. A mobilização dos servidores públicos por reajuste salarial também fica no radar e pode impor cautela.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Agenda econômica 06/01
Brasil: A agenda traz a divulgação da produção industrial de novembro e do IGP-DI de dezembro e de 2021. Para o dado da indústria, a mediana é de alta de 0,2% na comparação mensal, após queda de 0,6% em outubro. Mai cedo, saiu o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que subiu 0,57% em dezembro, depois da alta de 0,72% em novembro. O resultado ficou no teto das estimativas, cujo piso era de 0,46%, com mediana de 0,53%. Em 2021, o IPC-Fipe fechou com taxa de inflação de 9,73%, após 5,62% de 2020.
EUA: Hoje saem as encomendas à indústria, os pedidos semanais de auxílio-desemprego e a balança comercial do País.
Europa: Serão informados dados de inflação ao consumidor na Alemanha.
O índice de preços ao produtor (PPI) da zona do euro subiu 23,7% em novembro de 2021 ante igual mês do ano anterior, ganhando força ante o acréscimo anual de 21,9% observado em outubro. O resultado superou a expectativa de analistas, de alta de 22,8%.
Já o PMI de serviços do Reino Unido caiu de 58,5 em novembro para 53,6 em dezembro, atingindo o menor nível desde fevereiro do ano passado. O resultado, porém, ficou acima da leitura preliminar de dezembro, de 53,2, e também da previsão de analistas, 52,9.
Publicidade
China: O índice de gerentes de compras (PMI) composto da China subiu de 51,2 em novembro para 53,0 em dezembro. O PMI de serviços atingiu 53,1 no mês passado, após 52,1 em novembro.