Mercado

As 21 ações que devem pagar bons dividendos em 2022

Levantamento da Economatica mostra o ranking dos papéis com potencial de bons resultados em dividendos e JCP’s

As 21 ações que devem pagar bons dividendos em 2022
Pelo menos 21 empresas devem apresentar DYs de dois dígitos em 2022. Foto: Pixabay
  • Dividendos e juros sobre capital próprio (JCP) são proventos distribuídos pelas empresas aos investidores - e quem já recebeu sabe como é boa a sensação de ver dinheiro pingando na conta
  • Em 2022, pelo menos 21 empresas devem apresentar um Dividend Yield (DY) de dois dígitos, segundo o levantamento
  • Na lista, as ações ordinárias e preferenciais da Bradespar (BRAP3 e BRAP4) aparecem em primeiro e segundo lugares entre os papéis que devem apresentar as melhores remunerações em dividendos, com o DY de 44,53% e 42,69%

Dividendos e juros sobre capital próprio (JCP) são proventos distribuídos pelas empresas aos investidores – e quem já recebeu sabe como é boa a sensação de ver dinheiro pingando na conta. Em 2022, pelo menos 21 empresas devem apresentar um Dividend Yield (DY) de dois dígitos, segundo levantamento feito pela Economatica.

Para quem não conhece, o DY é um índice que mede o nível de pagamento de proventos em relação ao preço da ação. Quanto maior esse indicador, mais dividendos a companhia deve pagar aos acionistas. Na lista, as ações ordinárias e preferenciais da Bradespar (BRAP3 e BRAP4) aparecem na primeira e segunda posição entre os papéis que devem apresentar as melhores remunerações em dividendos, com o DY de 44,5% e 42,6%, respectivamente.

É importante ressaltar que a Bradespar tem uma participação relevante nos papéis de mineradora Vale, por isso é enquadrada no setor de minerais metálicos. O terceiro lugar entre os maiores dividendos projetados para 2022 ficou com os papéis da Gerdau Metalúrgica (GOAU4), do setor de siderurgia, que deve apresentar um DY de 20,3%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) fecham o ranking das cinco primeiras colocações, com dividendos de 19,8% e 18,7%. O setor elétrico também aparece em peso na pesquisa, com os papéis preferenciais classe B e ordinários da Copel (CPLE6 e CPLE3), CPFL Energia (CPFE3), Taesa (TAEE11) e Cemig (CMIG4) com boas projeções em dividendos.

Para chegar a essa seleção, a Economatica considerou empresas que tenham distribuído dividendos e JCP em 2021 e com um volume financeiro médio diário superior a R$ 5 milhões no período. Além disso, o filtro considera as companhias que tenham registrado lucro no ano de 2020 e nos nove primeiros meses de 2021.

Esse lucro acumulado nos três primeiros trimestres do ano passado também deve ser pelo menos 75% do lucro acumulado durante todo o período de 2020, com a política de distribuição de dividendos em 2022 equivalente ou superior à observada em 2021.

“O cálculo do Dividend Yield projetado para o final do ano de 2022 foi efetuado considerando o preço da ação no último dia de 2021 e o mesmo volume de dividendos e JCP´s distribuídos pela ação no ano de 2021. Este levantamento considera metodologia 100% quantitativa, recomenda-se análise mais detalhada das empresas, que o levantamento não considera, antes de efetuar qualquer investimento”, afirma a Economatica.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos