Mercado

Abertura de Mercado: Euforia com retomada segue ditando ritmo

Abertura de Mercado: Euforia com retomada segue ditando ritmo
Mulher observa oscilação das ações da B3, em São Paulo. Foto: Amanda Perobelli/Reuters
  • Otimismo com o processo de reabertura econômica após o choque do coronavírus continua favorecendo o apetite por ativos considerados mais arriscados
  • No Brasil, a alta de mais de 1% do principal fundo de índice do Brasil negociado em NY sinaliza que os mercados locais devem acompanhar o otimismo vindo do exterior
  • O dólar mais fraco ante às principais moedas de países emergentes deve permitir que a moda norte-americana caia hoje em relação ao real abaixo de R$ 5,20

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quarta-feira (3), à medida que o otimismo com o processo de reabertura econômica após o choque do coronavírus continua favorecendo o apetite por ativos considerados mais arriscados.

Também ajudou o índice de gerente de compras (PMI) do setor de serviços da China que subiu de 44,4 pontos em abril para 55 pontos em maio, ficando acima da marca de 50 pontos, pela primeira vez em 4 meses.

As bolsas europeias e os índices futuros das bolsas de NY operam em alta, com o otimismo com a reabertura econômica se sobrepondo a preocupações como a onda de protestos nos EUA e as tensas relações entre americanos e chineses.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os PMIs na Alemanha, Zona do Euro e Reino Unido superaram as expectativas dos analistas e ajudam a apoiar o bom humor no mercado europeu assim como a taxa de desemprego na Zona do Euro abaixo da previsão de analistas.

No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo operam sem direção única, após robustos ganhos da sessão anterior, à espera de que a OPEP+ decida estender seu acordo para cortes na produção coletiva, durante teleconferência aguardada para amanhã.

No Brasil, a alta de mais de 1% do principal fundo de índice do Brasil negociado em NY sinaliza que os mercados locais devem acompanhar o otimismo vindo do exterior. O sentimento positivo deve se sobrepor ao esperado tombo na produção industrial em abril.

No mercado de juros, este resultado deve ainda reforçar mais um corte de Selic de 0,75 p.p. na reunião de junho.

O dólar mais fraco ante às principais moedas de países emergentes deve permitir que a moda norte-americana caia hoje em relação ao real abaixo de R$ 5,20. Cabe comentar ainda que a melhora dos ativos locais se dá ao mesmo tempo em que o Brasil segue sua escalada com o coronavírus.

Publicidade

Além disso, embora os mercados estejam mais tranquilos, os investidores seguem monitorando o cenário político. Para o Ibovespa, esperamos continuidade do movimento de alta verificado ontem, acompanhando os pares internacionais.

Agenda econômica 03/06

Brasil: Destaque para os dados de produção industrial de abril, às 9hrs. Para este indicador, a mediana do mercado é de queda de 31,7% na variação mensal.

EUA: O relatório ADP de criação de empregos no setor privado em maio é o destaque da agenda. O indicador será divulgado às 9h15. Além disso, serão divulgados ainda o ISM de atividade do setor de serviços de maio e as encomendas à indústria em abril, às 11h. Por fim, serão divulgados os estoques de petróleo às 11h30.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos