Publicidade

Mercado

Abertura de Mercado: Cautela externa deve afetar Ibovespa nesta terça-feira

Abertura de Mercado: Cautela externa deve afetar Ibovespa nesta terça-feira
Cenário de incerteza pede por credibilidade e informação (Foto: Daniel Teixeira/Estadão)
  • As bolsas europeias e futuros de NY mostram instabilidade e agora há pouco prevalecia o sinal negativo, em meio a preocupações de que haja uma escalada nos novos casos de Covid-19 nos EUA após o feriado ontem
  • No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo intensificaram a queda ante a sessão anterior
  • O mau humor externo deve afetar as cotações no mercado local

No exterior, as bolsas asiáticas fecharam em alta generalizada nesta terça-feira, buscando se recuperar de perdas recentes apesar de contínuas tensões entre EUA e China e de uma revisão para baixo do PIB japonês.

Em termos de indicadores econômicos, as exportações chinesas mantiveram forte desempenho em agosto, à medida que a continuidade da recuperação global impulsionou a demanda externa. Houve expansão de 9,5% na variação anual, ficando acima da expectativa do mercado (7,3%). As bolsas europeias e futuros de NY mostram instabilidade e agora há pouco prevalecia o sinal negativo, em meio a preocupações de que haja uma escalada nos novos casos de covid-19 nos EUA após o feriado ontem.

A queda do Nasdaq de mais de 2% pressiona os outros mercados. Voltando à agenda econômica, as exportações alemãs se recuperaram pelo terceiro mês seguido em julho com avanço de 4,7% na variação mensal, após sofrerem queda recorde em abril.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O resultado mensal superou a expectativa de alta de 3,3% no período. Já o PIB da Zona do Euro encolheu 11,8% no 2T20 na variação trimestral, ficando melhor do que as expectativas dos analistas (-12,1%).

No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo intensificaram a queda ante a sessão anterior, em meio a preocupações do que ocorra um aumento no número de novos casos de covid-19 nos EUA.

No Brasil, o mau humor externo deve afetar as cotações no mercado local. Em dia de agenda econômica fraca, os mercados voltam do feriado em compasso de espera pela agenda da semana, com IPCA de agosto, número de varejo de julho e de serviços.

Para hoje, o investidor acompanha a participação do presidente do banco central, Roberto Campos Neto, de evento em Brasília, além de monitorar o andamento da reforma administrativa do governo, enviada na semana passada ao Congresso.

Agenda econômica

Brasil: Como de costume, a semana tem início com a divulgação da Pesquisa Focus. Nesta terça-feira, será divulgado o IPCA de agosto. Na quinta-feira serão divulgados os números de varejo e na sexta-feira, os números de serviços.

EUA: Destaque para a divulgação dos dados inflação ao consumidor (CPI) nesta semana.

Publicidade

Europa: Destaque para a decisão de política monetária do banco central europeu (BCE).

China: Destaque para os dados de inflação ao consumidor (CPI) que serão reportados nesta semana.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos