O que este conteúdo fez por você?
- As bolsas europeias e futuros de NY mostram instabilidade e agora há pouco prevalecia o sinal negativo, em meio a preocupações de que haja uma escalada nos novos casos de Covid-19 nos EUA após o feriado ontem
- No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo intensificaram a queda ante a sessão anterior
- O mau humor externo deve afetar as cotações no mercado local
No exterior, as bolsas asiáticas fecharam em alta generalizada nesta terça-feira, buscando se recuperar de perdas recentes apesar de contínuas tensões entre EUA e China e de uma revisão para baixo do PIB japonês.
Leia também
Em termos de indicadores econômicos, as exportações chinesas mantiveram forte desempenho em agosto, à medida que a continuidade da recuperação global impulsionou a demanda externa. Houve expansão de 9,5% na variação anual, ficando acima da expectativa do mercado (7,3%). As bolsas europeias e futuros de NY mostram instabilidade e agora há pouco prevalecia o sinal negativo, em meio a preocupações de que haja uma escalada nos novos casos de covid-19 nos EUA após o feriado ontem.
A queda do Nasdaq de mais de 2% pressiona os outros mercados. Voltando à agenda econômica, as exportações alemãs se recuperaram pelo terceiro mês seguido em julho com avanço de 4,7% na variação mensal, após sofrerem queda recorde em abril.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O resultado mensal superou a expectativa de alta de 3,3% no período. Já o PIB da Zona do Euro encolheu 11,8% no 2T20 na variação trimestral, ficando melhor do que as expectativas dos analistas (-12,1%).
No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo intensificaram a queda ante a sessão anterior, em meio a preocupações do que ocorra um aumento no número de novos casos de covid-19 nos EUA.
No Brasil, o mau humor externo deve afetar as cotações no mercado local. Em dia de agenda econômica fraca, os mercados voltam do feriado em compasso de espera pela agenda da semana, com IPCA de agosto, número de varejo de julho e de serviços.
Para hoje, o investidor acompanha a participação do presidente do banco central, Roberto Campos Neto, de evento em Brasília, além de monitorar o andamento da reforma administrativa do governo, enviada na semana passada ao Congresso.
Agenda econômica
Brasil: Como de costume, a semana tem início com a divulgação da Pesquisa Focus. Nesta terça-feira, será divulgado o IPCA de agosto. Na quinta-feira serão divulgados os números de varejo e na sexta-feira, os números de serviços.
Publicidade
EUA: Destaque para a divulgação dos dados inflação ao consumidor (CPI) nesta semana.
Europa: Destaque para a decisão de política monetária do banco central europeu (BCE).
China: Destaque para os dados de inflação ao consumidor (CPI) que serão reportados nesta semana.
Publicidade