Publicidade

Mercado

Abertura de Mercado: Exterior se mostra na defensiva nesta terça-feira

Abertura de Mercado: Exterior se mostra na defensiva nesta terça-feira
Cenário de incerteza pede por credibilidade e informação (Foto: Daniel Teixeira/Estadão)
O que este conteúdo fez por você?
  • No exterior, a maioria das bolsas e o petróleo caem nesta manhã de terça-feira com investidores em compasso de espera pelos balanços nos EUA e pelo pacote de estímulos fiscais por parte do governo americano
  • Há cautela ainda após a Johnson & Johnson ter paralisado seus testes para uma vacina contra a covid-19 por causa de uma doença inexplicada em um dos voluntários
  • No Brasil, apesar do exterior mais negativo, o mercado pode mostrar algum fôlego pós feriado, reagindo aos anúncios de mudanças nas ofertas de títulos públicos e operações compromissados pelo Tesouro e pelo Banco Central, na sexta-feira

No exterior, a maioria das bolsas e o petróleo caem nesta manhã de terça-feira com investidores em compasso de espera pelos balanços nos EUA – hoje tem JP Morgan e Citigroup – e pelo pacote de estímulos fiscais por parte do governo americano. Há cautela ainda após a Johnson & Johnson ter paralisado seus testes para uma vacina contra a covid-19 por causa de uma doença inexplicada em um dos voluntários.

A queda do índice ZEW de expectativas econômicas da Alemanha também ajuda no viés negativo na Europa. O Nasdaq, porém, sobe em meio ao bom desempenho da Apple e da Amazon, que ontem já tiveram robustos ganhos nos negócios. Em segundo plano está o resultado melhor da balança comercial chinesa.

No Brasil, apesar do exterior mais negativo, o mercado pode mostrar algum fôlego pós feriado, reagindo aos anúncios de mudanças nas ofertas de títulos públicos e operações compromissados pelo Tesouro e pelo Banco Central, na sexta-feira.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ontem o EWZ, principal fundo de índice brasileiro na Bolsa de NY, subiu 1,24% e os ADRs de Petrobras, Vale e Itaú também se valorizaram.

Como contraponto, no cenário político, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, admitiu no domingo que a reforma administrativa não vai ser votada neste ano pela casa, o que pode limitar uma melhora dos mercados locais. A pandemia e as eleições municipais também estão travando as medidas de ajuste fiscal nos Estados. A temporada de balanços no Brasil começa na quinta-feira, com a CSN.

Agenda econômica 13/10

Brasil: Hoje será divulgada a Pesquisa Focus e a balança comercial, às 15hrs. Nos próximos dias, saem os dados de serviços (quarta-feira) e o IBC-Br (quinta-feira) de agosto.
EUA: O CPI sai hoje às 9h30. A lista de balanços do 3T20 inclui JP Morgan e Citi hoje; Goldman Sachs e Bank of America (quarta); Morgan Stanley (quinta-feira).
China: O CPI de setembro será divulgado na quarta-feira.
Europa: Haverá reunião do Conselho Europeu, que deve tratar do Brexit na sexta-feira.

 

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
IPVA 2025: carros menos poluentes são isentos do imposto; confira lista
Comida mais cara: 6 dicas para economizar na feira e no supermercado
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
Bitcoin a US$ 1 milhão? Entenda porque investidores acham isso possível
“É uma loucura”: entenda a ousada proposta de Trump para o bitcoin
Nota de “zero” Euro? Elas existem e há até uma brasileira
Conheça o substituto do ar-condicionado com consumo de energia até 5 vezes menor
Como evitar que as festas de final de ano arruínem seu planejamento de 2025
Economia doméstica: o que é e como usar no dia a dia para ter mais dinheiro
5 livros recomendados por Bill Gates para ler ainda em 2024
É possível antecipar o seguro-desemprego? Descubra
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
>