O que este conteúdo fez por você?
- No exterior, destaque nesta semana para o pronunciamento do presidente do Fed, Jerome Powell, que deve falar sobre política monetária no congresso americano nesta terça e quarta-feira
- No Brasil, com exterior negativo, o EWZ, principal fundo de índice do Brasil negociado em NY recuava aproximadamente 3,8% no pré-mercado em NY, enquanto as ADRs da Petrobras caiam 5,9%
- Investidor começa a semana de Copom avaliando a decisão do secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, de deixar o governo em agosto
As bolsas asiáticas fecharam em baixa generalizada nesta segunda-feira. Da mesma forma, os índices futuros das bolsas de NY e as bolsas europeias operaram em forte queda nesta madrugada. O dólar ante moedas rivais opera em queda.
Leia também
Os motivos para esta aversão ao risco são sinais de que o coronavírus voltou a ganhar força nos EUA e na China e indicadores chineses de indústria e varejo que frustraram as expectativas. Nos últimos dias, dezenas de casos de infecção por Covid-19 foram registrados em Pequim. Houve também aumento de casos em vários estados americanos que estão gradualmente revertendo medidas de restrição motivadas pelo vírus.
Em termos de dados econômicos, a produção industrial chinesa subiu 4,4% em maio na variação anual, após avanço de 3,9%, ficando abaixo da previsão de analistas que esperavam alta de 5%. Já o investimento em ativos fixos nos cinco primeiros meses do ano recuou 6,3%, comparado com a perda de 10,3% no período que abrange janeiro a abril
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Trata-se de uma queda maior do que previam os analistas (6%). As vendas no varejo sofreram uma queda de 2,8% na variação anual, após uma queda de 7,5% em abril.
Entretanto, a queda de maio foi mais acentuada do que a previsão de 2%. No mercado de commodities, os contratos futuros do petróleo operaram em forte baixa na madrugada desta segunda-feira, ampliando perdas de mais de 8% na semana passada, em função dos fatores já mencionados que comprometem a perspectiva de demanda pela commodity.
No exterior, destaque nesta semana para o pronunciamento do presidente do Fed, Jerome Powell, que deve falar sobre política monetária no congresso americano nesta terça e quarta-feira.
No Brasil, com exterior negativo, o EWZ, principal fundo de índice do Brasil negociado em NY recuava aproximadamente 3,8% no pré-mercado em NY, enquanto as ADRs da Petrobras caiam 5,9%.
Publicidade
Além disso, o investidor começa a semana de Copom avaliando a decisão do secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, de deixar o governo em agosto. Para o Ibovespa, acreditamos em uma abertura negativa, acompanhando os pares internacionais.
Agenda econômica 15/06
Brasil: A decisão do Copom é o principal evento da semana na quarta-feira. Também serão conhecidas as vendas no varejo de abril na terça-feira e a pesquisa mensal de serviços de abril na quarta-feira.
EUA: São esperados a produção industrial na terça-feira além dos dados semanais de pedidos de auxílio desemprego na quinta-feira.
Europa: Destaque para a decisão de política monetária na Inglaterra na quinta-feira e preços ao consumidor na Alemanha na terça-feira. O índice de preços ao consumidor (CPI) na Zona do Euro será divulgado na quarta-feira.
Publicidade