Mercado

Abertura de Mercado: Exterior favorável deve animar Ibovespa

Bolsas europeias operam em alta neste início de manhã, mantendo o tom positivo de ontem

Abertura de Mercado: Exterior favorável deve animar Ibovespa
Foto: Renato Cerqueira/Futura Press
  • Bolsas asiáticas encerraram os negócios desta sexta-feira majoritariamente em alta
  • Índices futuros das bolsas de NY, por sua vez, operam com sinais mistos, após o Federal Reserve divulgar resultados de seu teste de stress com o setor bancário
  • No Brasil, investidores locais devem se animar com boas notícias, em dia alta das bolsas europeias

As bolsas asiáticas encerraram os negócios desta sexta-feira majoritariamente em alta, seguindo o tom positivo dos mercados de NY, após uma medida de alivio regulatório para bancos nos EUA, apesar de temores persistentes com o aumento de novos casos de coronavírus em alguns países, em especial nos EUA.

As bolsas europeias operam em alta neste início de manhã, mantendo o tom positivo de ontem, após declarações da presidente do banco central europeu (BCE), Christine Lagarde, de que “provavelmente já superamos a pior fase da crise do coronavírus”. Lagarde ponderou que o choque atual é mais grave do que a crise financeira de 2008 e que há um sentimento de cautela em relação à possibilidade de uma segunda onda de infecções por covid-19.

Os índices futuros das bolsas de NY, por sua vez, operam com sinais mistos, após o Federal Reserve divulgar resultados de seu teste de stress com o setor bancário, no fim da tarde de ontem, e em meio a preocupações com o avanço do coronavírus em partes do território americano. O Fed alertou que os bancos podem perder até US$ 700 bilhões se o pior cenário se concretizar, mas disse que as instituições têm força para suportar os impactos da crise.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo operam em alta, ampliando ganhos de quase 2% da sessão anterior, em meio a expectativa de que a demanda pela commodity se recupere com a reabertura econômica.

No Brasil, investidores locais devem se animar com boas notícias, em dia alta das bolsas europeias. A redução da meta de inflação em 2023 para 3,25%, na noite de ontem, ainda que amplamente esperada, deve agradar os investidores.

O recuo mostra que o BC segue dando continuidade a um processo direcionando a taxa gradualmente para patamares de meta de inflação observados por parte substancial das economias emergentes.

Além disso, em pronunciamento ontem, o ministro da economia, Paulo Guedes, disse que dados de junho mostram que a economia brasileira está começando a se recuperar. O ministro disse ainda que a prioridade do governo para a recuperação econômica é a geração de emprego e manutenção da renda.

Entre as medidas para destravar o investimento, Guedes citou o segmento de gás natural, o encaminhamento da Reforma Tributária, redução do imposto IPI e maior acessibilidade à cesta básica.

Publicidade

Para o Ibovespa, esperamos uma abertura positiva, acompanhando os principais índices acionários na Europa, mas sem muito ímpeto, no aguardo pela abertura das bolsas em NY para firmar movimento.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos