- Três executivos fazem parte do comitê independente da Americanas (AMER3)
- Otávio Yazbek, Vanessa Claro Lopes e Pedro Melo fazem parte do comitê
- Todos possuem experiência em boards de companhias e instituições de renome
No intuito de apurar como ocorreu o rombo de R$ 20 bilhões nas contas da Americanas (AMER3) em 2021, que só foi descoberto em 2022, o Conselho de Administração da varejista criou um comitê independente, cujos membros foram apresentados nesta quinta-feira (12).
Leia também
O primeiro integrante do comitê é o coordenador Otávio Yazbek, sócio da Yazbek Advogados, que já atuou como monitor independente de conformidade da Odebrecht, membro do Conselho de Autorregulação Bancária da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e do Comitê de Ética da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
Vanessa Claro Lopes também integrará o comitê. Atualmente, ela coordena o Comitê de Auditoria da Tegma, além de ocupar os cargos de membro do Conselho Fiscal da Cosan e da Comgás; membro do Comitê de Auditoria, Riscos e Ética da Embraer e membro independente do Conselho de Administração e Coordenadora do Comitê de Auditoria da Light.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Lopes também tem experiência dentro do setor de varejo, tendo atuado como presidente do Conselho Fiscal da Via Varejo.
O comitê também será integrado por Pedro Melo. Ele é diretor geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e membro do board de entidades como o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), a Câmara Americana de Comércio (Amcham) e o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef).