Mercado

Apesar de salto da Cogna, Nord recomenda venda de ações

Papéis fecharam em alta de 12,9% na última segunda-feira (1), após compra da Editora Eleva

Cogna Educação (Crédito: Arquivo Estadão)
  • Os papéis do grupo educacional Cogna vêm em uma trajetória de intensa queda há alguns meses. Somente em 2021, a baixa foi de 38,5%
  • Na última segunda-feira (1), entretanto, os ativos registraram o maior salto em um pregão desde abril de 2020, de 12,9%
  • No pregão desta quarta-feira (3), os papéis fecharam em alta de 3,21%, aos R$ 2,89

Os papéis do grupo educacional Cogna (COGN3) vêm em uma trajetória de intensa queda há alguns meses. Somente em 2021, a baixa foi de 37,5%. Na última segunda-feira (1), entretanto, os ativos registraram o maior salto em um pregão desde abril de 2020, de 12,9%, após a Somos Sistemas (controlada pela Vasta, que pertence à Cogna) ter anunciado a conclusão da compra da Editora Eleva.

Mesmo com esse recente fôlego adicional, a casa de análises Nord recomenda as vendas dos papéis. Sob o título de ‘Venda as ações da Cogna’, o relatório feito pela research ressalta que o cenário deve continuar desafiador para o conglomerado de educação. Com muitas das frentes de atuação afetadas, a expectativa é de que a companhia tenha uma recuperação pós-pandemia mais lenta que os pares na Bolsa.

Segundo a Cogna, a captação do ensino presencial continua pressionada, o que impacta negativamente a receita da Kroton – segmento de ensino superior, de onde vem a principal fonte de receita do grupo. As escolas Saber e as escolas parceiras da Vasta, segmento de ensino básico, também registraram redução no número de alunos, já que a segunda onda do coronavírus se agravou no início de 2021, pico do período de matrículas para o ano letivo.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

De acordo com dados da Bloomberg, o mercado espera que a receita da empresa caia 5% no 3º trimestre de 2021. As expectativas para o EBITDA da Cogna (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) no período são de uma queda expressiva, de 77%.

Apesar de considerar que as projeções podem estar um pouco exageradas, a Nord reconhece que não há mais tanto espaço para a alta dos papéis. A COGN3 esteve entre as recomendações da casa dentro da série ‘Nord Deep Value’ (para ações de empresas em situação delicada, mas com perspectivas de melhora) até o mês passado. “O cenário e a perspectiva macroeconômica não são bons. Para a Cogna, que tem grande exposição à atividade econômica (PIB), a crise ainda pode impactar de forma relevante os avanços do seu turnaround”, afirma a research.

No pregão da quarta-feira (3), os papéis fecharam em alta de 3,21%, aos R$ 2,89.