• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Ações de bancos caem; analistas apontam quais valem o investimento

Os investidores ainda têm dúvidas sobre a capacidade dos bancos em entregar lucros atrativos

Por Daniel Rocha

29/03/2023 | 4:07 Atualização: 29/03/2023 | 6:37

Banco BTG Pactual (FOTO:Divulgação)
Banco BTG Pactual (FOTO:Divulgação)

As crises bancárias no exterior impactaram as ações dos bancos listados na Bolsa brasileira. Segundo dados do TradeMap, desde o dia 10 de março até o pregão da segunda-feira (27), os papéis do setor financeiro acumulam perdas de até 8,7%. O intervalo corresponde ao período em que os mercados acompanharam a falência de dois bancos nos Estados Unidos e as crises do Credit Suisse e do Deutsche Bank.

Leia mais:
  • Vale a pena investir no Credit Suisse e no UBS após acordo de compra?
  • Quais bancos fazem empréstimos para clientes negativados?
  • Duas grandes ideias para evitar outra crise bancária
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na terça-feira (28), porém, houve uma correção e o Ibovespa fechou em alta de 1,52%, aos 101.186,43 pontos, o que reduziu as perdas das ações de bancos nacionais para -2,79% entre 10 e 28 de março. Ainda assim, as ações se desvalorizam 7,25% no acumulado de 2023.

Ainda de acordo com o levantamento, as ações BPAC3 do Banco BTG Pactual foram as que apresentaram o pior desempenho no período de 10 a 27 de março, com uma queda de 8,71%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os papéis ITUB4 do Itaú, foram os que menos perderam com esse estresse, apenas 0,75%.

“O problema lá fora estimula as discussões sobre a liquidez no mercado brasileiro. Por isso as ações tiveram um rendimento negativo”, diz Gabriel Gracia, analista da Guide Investimentos. A boa notícia é que a liquidez dos bancos brasileiros segue em patamares elevados ao ponto de tornar mínima a possibilidade de uma crise semelhante à do exterior.

Dúvidas sobre os lucros

O Banco Central (BC), por meio do último relatório de estabilidade financeira, divulgado em novembro, classificou o atual status do sistema bancário do Brasil como defensivo devido à sua liquidez, que segue em um nível confortável e suficiente para absorver perdas em períodos de estresse.

Por outro lado, a estabilidade não significa que o ambiente segue favorável para as instituições financeiras. Os investidores ainda têm dúvidas sobre a capacidade dos bancos em entregar lucros atrativos em períodos de piora no cenário doméstico, como o atual momento.

“Desde o início do ano tivemos um aumento da deterioração do cenário macroeconômico com uma guinada muito forte na piora da perspectiva do campo fiscal”, diz Phil Soares, chefe de análise de ações da Órama.

Publicidade

Desde o resultado das eleições, o mercado financeiro aguarda a proposta do atual governo sobre o novo arcabouço fiscal, que irá substituir a regra do teto de gastos. A previsão era que o documento se tornasse público após a viagem de Lula à China, que foi adiada.

Os acontecimentos no exterior apenas “endossaram” um pessimismo já existente dos investidores com as companhias ao acompanhar o aumento de provisionamento (recursos contra possíveis calotes financeiros) diante do crescimento da inadimplência no País. Essa realidade pode ser vista nos relatórios referentes ao quarto trimestre do ano passado das companhias.

O Bradesco e o Itaú, por exemplo, elevaram os recursos de provisões em virtude do cenário econômico desafiador e também da descoberta da inconsistência contábil da Americanas (AMER3), ocorrido em janeiro. Veja tudo sobre o caso Americanas aqui.

Veja a performance das ações dos principais bancos listados na B3

Ação Banco Retorno de 10 a 27 de março Retorno em 2023*
BBDC3 Bradesco -2,28% -10,35%
BBDC4 Bradesco -4,64% -10,78%
BBAS3 Banco do Brasil -1,12% 11,48%
BPAC3 BTG -8,71% -22,60%
BPAC5 BTG -5,80% -12,19%
BPAC11 BTG -5,85% -20,85%
ITUB3 Itaú -2,16% -6,67%
ITUB4 Itaú -0,75% -4,24%
SANB3 Santander -1,38% -6,87%
SANB4 Santander -3,11% -4,68%
SANB11 Santander -2,22% -6,19%
Fonte:  TradeMap – *Retorno no acumulado de 2023 até o pregão do dia 27 de março

 

Publicidade

“O evento da Americanas, mais todo aquele estresse no mercado de crédito com as notícias de crise da Marisa e da CVC, desaceleraram a oferta de crédito no País. E isso pressionou o setor”, afirma Matheus Guimarães, analista do setor financeiro do Research da XP.

A decisão do governo em reduzir de 2,14% para 1,7% ao mês o teto de juros para o empréstimo consignado aos aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também pesou de forma negativa para o desempenho das ações. Com a medida, bancos suspenderam de forma provisória a oferta desta modalidade de empréstimo.

Recomendações

As perspectivas no curto prazo ainda não são otimistas para o cenário doméstico. Isso quer dizer que os bancos podem não reportar lucros atrativos, como os investidores gostariam, nos próximos trimestres. Por outro lado, a realidade não significa que o investidor deva deixar de se posicionar neste setor.

Segundo Danielle Lopes, sócia e analista de ações da Nord Research, há instituições financeiras que estão focadas em linhas de negócios capazes de entregar boas rentabilidades aos acionistas em cenários de juros altos. É o caso do BTG Pactual (BPAC11).

“O BTG Pactual deve estar continuar crescendo com o ROE (retorno sobre o patrimônio) alto, porque está focado em entregar boa rentabilidade aos acionistas, em torno de 20%, e o foco deve continuar na captação de novas fortunas”, diz Lopes. Por isso, a corretora possui recomendação de compra dos papéis BPAC11.

Publicidade

As ações ordinárias do Itaú (ITUB3) também oferecem boas oportunidades de investimentos. A Guide também tem recomendação para manter posição no Itaú e enxerga possibilidade de lucro com as ações do Banco ABC (ABCB4).

Já em relação aos papéis do Santander (SANB3; SANB4; SANB11) e do Bradesco (BBDC4), a recomendação segue neutra. A XP compartilha da mesma visão da Guide sobre esses bancos e também aplica a mesma classificação para as ações do BTG Pactual.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • bbas3
Cotações
17/02/2026 20h19 (delay 15min)
Câmbio
17/02/2026 20h19 (delay 15min)
Banco do Brasil (BBAS3)

Banco do Brasil (BBAS3)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Do samba ao pregão: 5 filmes e 1 série sobre mercado financeiro para maratonar no feriado prolongado

  • 2

    Queremos cobrar menos por assinatura e aproximar o investidor, diz CEO da Empiricus

  • 3

    Investidor do Shark Tank que usa IA para tudo diz que a inteligência artificial pode criar o 1º trilionário antes de Elon Musk

  • 4

    Do glitter ao hotel: ficou mais caro curtir o carnaval este ano?

  • 5

    Folia sem ficar no vermelho: especialistas ajudam a gastar menos e se planejar para a vida pós carnaval

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Saque FGTS: veja 3 documentos necessários para o trabalhador avulso
Logo E-Investidor
Saque FGTS: veja 3 documentos necessários para o trabalhador avulso
Imagem principal sobre o Imposto de Renda MEI: onde consultar o recibo após a entrega da DASN?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda MEI: onde consultar o recibo após a entrega da DASN?
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Bahia: como efetuar o pagamento?
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Bahia: como efetuar o pagamento?
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Bahia: veja o calendário de vencimento das parcelas
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Bahia: veja o calendário de vencimento das parcelas
Imagem principal sobre o Imposto de Renda MEI: como fazer a declaração de 2026?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda MEI: como fazer a declaração de 2026?
Imagem principal sobre o Tele Sena de Carnaval 2026: campanha premiará até R$ 4,7 milhões
Logo E-Investidor
Tele Sena de Carnaval 2026: campanha premiará até R$ 4,7 milhões
Imagem principal sobre o Bolsa Família: o que é o Benefício Primeira Infância (BPI)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: o que é o Benefício Primeira Infância (BPI)?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: o que é o Benefício Extraordinário de Transição (BET)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: o que é o Benefício Extraordinário de Transição (BET)?
Últimas: Mercado
Queremos cobrar menos por assinatura e aproximar o investidor, diz CEO da Empiricus
Mercado
Queremos cobrar menos por assinatura e aproximar o investidor, diz CEO da Empiricus

Casa de análise planeja aproveitar alta da Bolsa para estreitar relação com o investidor pessoa física

16/02/2026 | 06h00 | Por Beatriz Rocha
Ibovespa na semana: Suzano (SUZB3) salta 16% com balanço; Raízen (RAIZ4) afunda 23,8%
Mercado
Ibovespa na semana: Suzano (SUZB3) salta 16% com balanço; Raízen (RAIZ4) afunda 23,8%

Índice da B3 subiu no período, ao contrário de Nova York, com dados de inflação no radar do mercado

13/02/2026 | 20h16 | Por Beatriz Rocha
Ibovespa hoje: Eneva (ENEV3) salta com novos valores para leilão; Raízen (RAIZ4) volta a cair
Mercado
Ibovespa hoje: Eneva (ENEV3) salta com novos valores para leilão; Raízen (RAIZ4) volta a cair

Índice recuou às vésperas do carnaval, que deixará Bolsa fechada na segunda-feira (16) e na terça-feira (17)

13/02/2026 | 19h35 | Por Beatriz Rocha
Ações da Braskem (BRKM5) se recuperam após notícia sobre balanço do BB (BBSA3); entenda
Mercado
Ações da Braskem (BRKM5) se recuperam após notícia sobre balanço do BB (BBSA3); entenda

BB registra perda de R$ 3,6 bi com ações da Braskem dadas como garantia pela Novonor

13/02/2026 | 12h42 | Por Luíza Lanza

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador