Publicidade

Mercado

As 5 ações que melhor aproveitaram o rali de alta da Bolsa em dezembro

Em dezembro, o principal índice da B3 encerrou 2023 com uma alta acumulada de 22,09%

As 5 ações que melhor aproveitaram o rali de alta da Bolsa em dezembro
O Ibovespa encerrou o último pregão do ano com uma desvalorização 0,01% aos 134.194,17 pontos (Foto: Envato elements)
  • O ibovespa encerrou dezembro com uma alta de 5,39% aos 134194,17 pontos no acumulado mensal
  • Mas outras ações conseguiram ter ganhos ainda mais relevantes. Foram os casos dos papeís do Grupo Soma (SOMA3) e do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3)
  • Cielo (CIEL3), CSN Mineração (CSNA3) e Usiminas (USIM5) também apareceram no ranking. Confira!

O Ibovespa prosseguiu com os ganhos registrados em novembro e encerrou o último mês do ano com uma alta de 5,39%, aos 134.185,24 pontos pontos. Já no acumulado de 2023, a valorização foi ainda mais expressiva e chegou a marca de 22,09%, sendo o melhor desempenho dos últimos três anos. No entanto, há ações listadas no IBOV que conseguiram ganhos acima do índice no mesmo período, impulsionadas pela perspectiva de queda de juros tanto no Brasil, quanto no exterior.

As ações do Grupo Soma (SOMA3) foram as principais que se beneficiaram desse cenário mais favorável para o mercado de renda variável em 2024. Segundo dados da Ágora Investimentos, os papéis do varejo subiram 24,8% no acumulado mensal. Rafael Schmidt, operador de renda variável da One Investimentos, acredita que o movimento de ganhos reflete uma recuperação do papel após ter sido bastante penalizada pelo mercado ao longo do ano.

“É uma ação que já estava bastante descontada por causa da apresentação do último balanço (ao entregar resultados fracos)”, diz Schmidt. Ao olhar para a performance do papel no acumulado de 2023, as ações sofreram uma desvalorização de 25,65%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As ações do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) também encerraram dezembro entre as maiores altas do Ibovespa no acumulado mensal. Segundo dados da Ágora, os papéis apresentaram uma valorização de 21,2%. Os ganhos refletem a avaliação do mercado sobre os desdobramentos da venda da Cnova, plataforma de e-commerce, para o Casino, antiga holding do Grupo Pão de Açúcar, por 10 milhões de euros.

“Os analistas reagiram mal porque foi abaixo do seu valor de mercado (avaliado em 300 milhões de euro). Logo depois, saiu uma nova cláusula informando que, se a Cnova fosse vendida para uma outra empresa, o Pão de Açúcar receberia a diferença”, diz Renato Reis, analista da DVInvest/Blue3. Segundo o analista, esses movimentos podem resolver os problemas operacionais da companhia.

As ações da CSN Mineração (CSN3) e Usinimas (USIM5) também entraram na lista das maiores altas do Ibovespa com ganhos de 19,7% e de 18,2%, respectivamente. A valorização dos papéis foi impulsionada pela alta do minério de ferro no mercado internacional. Ao longo de dezembro, o contrato de minério de ferro mais negociado da Dalian Commodity Exchange, por exemplo, chegou a ser negociado a US$ 135,63 por tonelada.

“O minério de ferro encerrou o ano próximo dos patamares mais altos desde de junho de 2022, em função das novas diretrizes do Governo chinês em prol do crescimento econômico – principalmente na esfera da infraestrutura e construção civil”, informou a Ágora Investimentos em relatório. A queda dos juros de longo prazo dos Estados Unidos também favoreceu o papel das companhias por sinalizar uma melhora no ambiente macroeconômico.

Os papéis da Cielo (CIEL3) também se destacaram em dezembro e encerraram o período com ganhos de 16,7% no acumulado mensal. A alta foi o suficiente para incluir a empresa na lista das ações mais valorizadas do Ibovespa na reta final de 2023.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos