Mercado

Alta da produção de eletroeletrônicos é boa notícia para VVAR3, MGLU3 e BTOW3

Ausência de produtoras na Bolsa beneficia ações de varejistas

Alta da produção de eletroeletrônicos é boa notícia para VVAR3, MGLU3 e BTOW3
Os preços chegaram a cair cerca de 80%, um dos maiores abatimentos oferecidos pela empresa; tanto que chamou a temporada de “Black das Blacks”
  • Na ausência de produtoras com alta performance na bolsa, as varejistas é que ganham com a alta na produção de eletroeletrônicos

A alta de quase 20% na produção de eletroeletrônicos em junho reforça a leitura de que o varejo está conseguindo driblar os efeitos da pandemia de covid-19 em 2020. Para analistas consultados pelo E-investidor, com a ausência de produtoras de alta performance na bolsa, as varejistas são as empresas com maior potencial de ganhos a partir desse indicador.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), houve expansão de 19,9% em junho, contra maio. Contudo, a produção industrial do setor elétrico e eletrônico ainda acumula queda de 14,5% no primeiro semestre do ano.

“Hoje não temos grandes nomes listados [na bolsa] do setor de produção de eletroeletrônico no Brasil. Quem ganha são as varejistas, que são referência e, dada a escala que elas possuem, conseguem sempre encontrar demanda para os seus produtos”, diz Henrique Esteter, analista da Guide Investimentos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para ele, empresas como a Positivo (POSI3), que produz notebooks e softwares, são exemplos de nomes do setor produtivo de eletroeletrônicos que poderiam ter algum ganho com a notícia, mas longe do impacto direto que as varejistas podem ter nos papéis.

Na sexta-feira (7), as ações da Positivo registraram queda de 46,62% no acumulado do ano. Em contrapartida, B2W (BTOW3), Magazine Luiza (MGLU3) e Via Varejo (VVAR3), apresentaram crescimento positivo de 94,21%, 80,57% e 70,37%, respectivamente, no mesmo período.

O crescimento das ações destas companhias, mesmo em período de crise, se comprova também nos dados de vendas. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), as vendas desses produtos cresceram 46,25% em maio, se comparado ao mês de abril.

O sócio Veedha Investimentos, Rodrigo Moliterno, também concorda que o potencial de crescimento das ações é maior para as empresas que comercializam do que as que produzem. Ele cita, por exemplo, a Whirlpool SA (WHRL4), responsável por marcas conhecidas no Brasil, como Brastemp e Consul, que poderia colher algum resultado. “Mas como é um papel que não tem muita liquidez, talvez não esteja no radar do mercado”, diz o sócio da Veedha. A ação da empresa tem queda de 14,38% no acumulado do ano.

Moliterno também destaca o papel do e-commerce nos resultados do varejo no período de lockdown, que também deverá ser aperfeiçoado para o pós-pandemia. “As empresas do varejo eletrônico vão continuar sendo beneficiadas. Elas são as grandes responsáveis por vender esses produtos [eletroeletrônicos]”, diz Moliterno.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos