Mercado

Ágora projeta Ibovespa aos 135 mil pontos até o fim de 2021

Estimativa anterior era de 130 mil pontos

Ágora projeta Ibovespa aos 135 mil pontos até o fim de 2021
(Foto: Amanda Perobelli/Reuters)
  • Nesta terça-feira (18), a Ágora Investimentos enviou um relatório aos seus clientes revisando as estimativas para o Ibovespa de 130 mil pontos para 135 mil até o final de 2021
  • Atualmente, o principal índice de ações da B3, o Ibovespa, está na faixa dos 122.546,92 pontos, apoiado principalmente nas ações de commodities
  • Na visão da casa, o forte crescimento dos lucros deve impulsionar o mercado acionário no Brasil e a revisão é motivada por uma perspectiva de lucros mais fortes

Nesta terça-feira (18), a Ágora Investimentos enviou um relatório aos clientes revisando as estimativas para o Ibovespa de 130 mil pontos para 135 mil até o final de 2021. Já para 2022, a previsão é de 150 mil pontos.

O principal índice de ações da B3 está em queda de 0,26%, na faixa dos 122.622 pontos, apoiado principalmente nas ações de commodities, com a retomada das economias globais, em especial pela demanda vinda da China e EUA. Os preços de produtos como aço, minério de ferro e cobre dispararam neste ano, impulsionados pela recuperação após medidas de isolamento e pela elevada liquidez global.

O novo boom vêm sustentando as ações das companhias ligadas ao setor, como Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3). No acumulado do mês de maio, por exemplo, os papéis dessas empresas tiveram uma valorização de 11,09% e 2,79%, respectivamente.

Projeção é conservadora

“Em nossa opinião, os riscos são de revisão para cima em 2021. O cenário para o mercado acionário no Brasil é de compressão apenas gradual do prêmio de risco e recuperação significativa dos lucros das companhias”, diz o relatório da Ágora.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na visão da casa, o forte crescimento dos lucros deve impulsionar o mercado acionário no Brasil e a revisão é motivada por uma perspectiva de lucros mais fortes do que era esperado pela Ágora em dezembro de 2020. “Teve muito a ver com o aumento impressionante nos preços das commodities no acumulado do ano”, diz o texto. Só para se ter uma ideia, o índice CRB, que acompanha os preços futuros de commodities, registra valorização de 23% no acumulado de 2021.

A casa considera as novas estimativas para o Ibovespa como conservadoras, uma vez que o índice pode subir ainda mais. Preocupações políticas e econômicas travam a alta.

*Com informações da Reuters

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos