• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Por que Aloizio Mercadante no governo Lula assombra o mercado?

A indicação do economista foi confirmada nesta terça-feira (13) pelo presidente eleito Lula da Silva

Por Jenne Andrade

13/12/2022 | 4:41 Atualização: 13/12/2022 | 17:52

Aloizio Mercadante é conhecido por ser um economista de viés mais "heterodoxo". Foto: André Dusek/Estadão
Aloizio Mercadante é conhecido por ser um economista de viés mais "heterodoxo". Foto: André Dusek/Estadão

Nesta terça-feira (13), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que o economista e ex-ministro Aloizio Mercadante (PT) será o novo presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) durante a sua gestão.

Leia mais:
  • “Não é prudente que Lula governe contra o mercado”, diz analista
  • Haddad na Fazenda: o que o mercado espera, segundo 12 fontes
  • Indefinições no governo Lula penalizam o IBOV em novembro
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Não é mais boato”, disse Lula. “Nós estamos precisando de alguém que pense em desenvolvimento, de alguém que pense em reindustrializar esse país, em inovação tecnológica, na geração e financiamento ao pequeno e médio empresário para que esse País volte a gerar emprego”, afirmou o presidente eleito.

Desde a segunda (12), os rumores sobre a indicação circulavam no mercado. No fechamento de ontem, o principal índice de ações da B3 encerrou o dia em queda de 2,02%, aos 105.343,33 pontos. Com a derrocada, a carteira teórica zerou todos os ganhos acumulados em 2022. A notícia também azedou o humor dos investidores e afetou os ativos da petroleira, que também cederam 3,24% no pregão.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para entender a reação do mercado, é necessário relembrar quem é Mercadante. Atual coordenador de grupos técnicos da transição, o economista formado na Universidade de São Paulo (USP) liderou três ministérios durante os mandatos da ex-presidente Dilma Rousseff (2011 a 2016): Ciência, Tecnologia e Inovação, Educação e Casa Civil.

“Ele teve participação protagonista durante os mandatos de Dilma Rousseff. Ele foi uma presença efetiva em diversas tomadas de decisão importantes do governo, que não foi bem avaliado pelo mercado”, afirma Matheus Pizzani, economista da CM Capital.

O governo Dilma foi marcado por atitudes consideradas irresponsáveis do ponto de vista fiscal. As sucessivas interferências nas estatais, o controle artificial dos preços da gasolina e energia elétrica, e a chamada “contabilidade criativa” nas contas do governo resultaram na alta da inflação e em recessão.

O ex-ministro também tem mestrado e doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), considerada de viés mais “heterodoxo” – pensamento econômico antagônico ao tradicional, geralmente associado à política de maiores investimentos públicos para fomentar o crescimento econômico.

Publicidade

“Ele é lido como um economista heterodoxo, o que não é bem visto pelo mercado, considerando a percepção de que isso pode envolver retomada de políticas de caráter desenvolvimentista”, afirma Pizzani.

Na visão de Flávio Conde, analista de ações da Levante Ideias de Investimentos, a escolha de Mercadante significa que Lula está descartando o suporte de economistas liberais. Figuras respeitadas como Pérsio Arida, Armínio Fraga e Henrique Meirelles chegaram a manifestar apoio ao líder do Partido dos Trabalhadores (PT) durante a corrida eleitoral.

“Ele está desconsiderando, para posições-chave da economia, colocar alguém desse grupo ou apoiado por esse grupo (de liberais). A decepção maior do mercado é em relação a isso. Não é apenas o nome do Haddad ou Mercadante, por si”, diz Conde. “Lula desconsiderou as ideias deles e está apenas colocando pessoas que defendem um lado da moeda, que é o lado do ‘PT raiz’.”

Mercadante no BNDES

A indicação de Mercadante ao BNDES, divulgada pelo Estadão, assusta o mercado financeiro pela perspectiva de um retorno às práticas da gestão de Dilma. Na época, a instituição foi muito utilizada para direcionar crédito com juros abaixo do mercado, por meio do forte endividamento do governo.

“O governo se endividava para fazer com que o BNDES pudesse fazer empréstimos com juros baixos, porque o BNDES não podia ficar operando no prejuízo, então o prejuízo ficava para o Tesouro. Só que hoje não temos essa capacidade de endividamento”, diz Mário Lima, analista sênior de política e macroeconomia da Medley Advisors.

Publicidade

A consequência dessa política é o aumento dos gastos públicos e do risco fiscal, fora a interferência na política monetária. Em outras palavras, a medida provocava distorções no mercado de crédito – enquanto o Banco Central tentava controlar a inflação subindo os juros, o BNDES continuava fornecendo crédito com juro baixo, estimulando o consumo na ponta final.

Durante o governo de Michel Temer (MDB), o programa foi reduzido. Logo, o BNDES pagou a dívida com o governo e os juros dos empréstimos passaram a andar em linha com o mercado. “Isso fez com que as grandes empresas fossem buscar financiamento também via mercado, melhorando o mercado de crédito no Brasil com esse novo desenho”, afirma Lima.

O analista político ressalta que a formação acadêmica de Mercadante na Unicamp e a possibilidade de que ele apoie maiores gastos públicos para financiar crescimento provoca a dúvida sobre o modelo que será adotado no BNDES caso o ex-ministro assuma o comando da instituição. “Retomar esse modelo de o BNDES promover uma enxurrada de dinheiro no mercado, de forma subsidiada pelo governo, pode criar mais distorções e dificultar o trabalho do Banco Central no combate à inflação”, diz Lima.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
  • Conteúdo E-Investidor
  • Crise política
  • Lula [Luiz Inácio Lula da Silva]
  • Petrobras (PETR4)
Cotações
21/01/2026 21h38 (delay 15min)
Câmbio
21/01/2026 21h38 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Will Bank liquidado e site fora do ar: devo pagar a fatura em aberto do banco?

  • 2

    Ibovespa hoje bate recorde histórico e tem maior alta diária desde abril de 2023

  • 3

    Ibovespa fecha acima de 166 mil pontos e bate novo recorde em meio a cenário externo tenso

  • 4

    Onde investir o ressarcimento do FGC dos CDBs do Master: opções seguras e rentáveis

  • 5

    CDBs do Will Bank já preocupavam mercado antes de BC decretar a liquidação; entenda o caso

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Gás do Povo: é possível efetuar a recarga com o cartão social do Bolsa Família em 2026?
Logo E-Investidor
Gás do Povo: é possível efetuar a recarga com o cartão social do Bolsa Família em 2026?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (21)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (21)?
Imagem principal sobre o Como simular a aposentadoria pelo INSS em 2026?
Logo E-Investidor
Como simular a aposentadoria pelo INSS em 2026?
Imagem principal sobre o Aderiu ao saque-aniversário do FGTS? Entenda quanto você pode receber
Logo E-Investidor
Aderiu ao saque-aniversário do FGTS? Entenda quanto você pode receber
Imagem principal sobre o Quer se aposentar em 2026? Veja o que muda na idade mínima
Logo E-Investidor
Quer se aposentar em 2026? Veja o que muda na idade mínima
Imagem principal sobre o Como pagar a multa por não votar nas eleições pelo Autoatendimento Eleitoral?
Logo E-Investidor
Como pagar a multa por não votar nas eleições pelo Autoatendimento Eleitoral?
Imagem principal sobre o Multa por não votar nas eleições: como pagar o valor no cartório?
Logo E-Investidor
Multa por não votar nas eleições: como pagar o valor no cartório?
Imagem principal sobre o Como pagar a multa por não votar nas eleições pelo aplicativo e-Título?
Logo E-Investidor
Como pagar a multa por não votar nas eleições pelo aplicativo e-Título?
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje: Cogna (COGN3) e Yduqs (YDUQ3) saltam; Tim (TIMS3) sofre única queda
Mercado
Ibovespa hoje: Cogna (COGN3) e Yduqs (YDUQ3) saltam; Tim (TIMS3) sofre única queda

Papéis de grandes bancos saltaram no pregão, assim como ações da Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3;PETR4)

21/01/2026 | 19h30 | Por Beatriz Rocha
Bancos veem riscos nos balanços de varejistas no 4T25; o que fazer com as ações?
Mercado
Bancos veem riscos nos balanços de varejistas no 4T25; o que fazer com as ações?

Analistas esperam um trimestre seletivo, com desempenho variado para cada segmento do varejo

21/01/2026 | 09h52 | Por Beatriz Rocha
Ibovespa hoje bate recorde histórico e tem maior alta diária desde abril de 2023
Mercado
Ibovespa hoje bate recorde histórico e tem maior alta diária desde abril de 2023

Investidores ficaram de olho no discurso do presidente Donald Trump em meio a tensões envolvendo Europa e EUA pela Groenlândia. Veja os destaques do pregão

21/01/2026 | 04h30 | Por Ana Ayub, Igor Markevich, Camilly Rosaboni e Beatriz Rocha
Com reality show para PMEs, BEE4 aposta em Bolsa “de empresário para empresário”
Mercado
Com reality show para PMEs, BEE4 aposta em Bolsa “de empresário para empresário”

Programa quer preparar empresas de menor porte para o mercado de capitais em meio à chegada do Regime Fácil da CVM

20/01/2026 | 21h48 | Por Beatriz Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador