De acordo com os dados do TradeMap, enviado ao E-Investidor, de março de 2021 até o pregão desta sexta-feira (30), o Ibovespa registrou uma queda acumulada de 2,15%. Já os papéis do Assaí acumularam uma alta de 505,6% durante o mesmo período. Ao comparar com o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), a rentabilidade é 506 pontos porcentuais superior à do título de renda fixa, o maior entre as ações do principal índice da B3. Veja os detalhes nesta reportagem.
Na avaliação de Fernando Siqueira, head de research da Guide Investimentos, a corrosão do poder de compra dos brasileiros em virtude da alta dos preços trouxe uma vantagem competitiva para a companhia. Isso porque mais pessoas passaram a comprar no “atacarejo” em busca de economia ao comprar em grande quantidade.
“A empresa vem expandindo em diversas regiões. Os resultados têm sido consistentemente fortes e a empresa é defensiva, o que ajuda nesses momentos de aversão a risco”, avalia Siqueira. De acordo com o relatório referente ao segundo trimestre da empresa, a companhia abriu 33 lojas entre os meses de junho de 2021 e de 2022. A previsão para o segundo semestre é de abertura de outras quatro lojas até o fim deste ano.
Além disso, a companhia conseguiu elevar quase 33% (32,9%) o seu lucro líquido no segundo trimestre de 2022 em comparação ao primeiro trimestre de 2021. O crescimento aconteceu em um período em que a taxa de juros saiu de 2% para 13,25% ao ano. “Vemos o múltiplo preço sobre lucro melhorado, o lucro por ação também melhorado e o lucro crescimento no último ano. Então, isso mostra resiliência da companhia em meio a esse cenário de incertezas”, ressalta Enrico Cozzolino, sócio e head de análise da Levante Investimentos.