• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

B3 faz parceria com CME para tornar referência novo contrato de soja

Produto será lançado na bolsa no próximo dia 29 de novembro

Por Reuters

17/11/2021 | 18:59 Atualização: 17/11/2021 | 18:59

Foto: CNA Triluz/ Wenderson Araujo
Foto: CNA Triluz/ Wenderson Araujo

O novo contrato futuro de soja brasileira da B3 tem grandes chances de se tornar uma referência para operadores globais, com o Brasil ampliando sua dominância neste mercado nos próximos anos.

Leia mais:
  • Nubank libera reservas pagas para BDRs a partir desta quarta
  • B3 inaugura Touro de Ouro inspirado em bolsas internacionais
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mas um fator chave para confirmar essa expectativa é a pré-existência de um derivativo — hoje oferecido pela CME, controladora da bolsa de Chicago — com as mesmas características do produto que será lançado na Bolsa de Valores brasileira no próximo dia 29.

A avaliação é do superintendente de commodities da B3, Louis Gourbin, que em entrevista à Reuters destacou a parceria com o grupo dono da bolsa de Chicago, referência global para grãos e oleaginosas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Temos um novo conceito, diria até que é algo inédito, em que a B3 e a CME cocriaram um novo ativo, aliás um conjunto de novos ativos”, disse Gourbin, lembrando que além dos futuros de soja serão lançados contratos de opções.

O executivo avalia que o chamado contrato de soja sul-americana — lançado há cerca de um ano pela CME — será o impulso definitivo para o produto.

“O contrato da CME vai ajudar no lançamento do contrato Brasil, provavelmente vamos alcançar o nível que eles estão mais rapidamente e depois crescer juntos, uma vez que há complementariedades.”

Assim como o contrato de CME, o novo derivativo da B3 terá como referência o preço de exportação no porto de Santos, principal polo exportador brasileiro, e liquidação financeira calculada em dólares por tonelada pelo índice S&P Global Platts.

Publicidade

“Cada um vai ser negociado em sua bolsa, com suas regras, sua clearing, seu regulador, mas, por ser uma parceria, B3 e CME estão fazendo o máximo para os contratos convergirem”, disse Gourbin.

Ele ressaltou que os contratos poderão ser liquidados somente na bolsa de origem, mas por terem as mesmas características isso favorecerá arbitragens.

“O Brasil se tornou o maior produtor de soja dos últimos anos, acho que conceitualmente, em termos de oferta e demanda, era justificado ter um derivativo nacional de precificação e gestão de risco”, frisou, lembrando que a demanda por soja é crescente no mundo.

Ele comentou que, de forma geral, os instrumentos de gerenciamento de risco de preço em bolsa têm em Chicago sua referência global, mas destacou que há “distorções” para os brasileiros, que ficaram mais evidentes durante a guerra comercial entre China e EUA.

Publicidade

A B3 possui um mini contrato de soja de Chicago, mas avalia que o novo ativo dará mais opções para os operadores que atuam no Brasil.

O novo contrato poderá atender produtores e compradores, como cooperativas, revendas, cerealistas, indústrias, além das tradings nacionais ou internacionais.

Questionado sobre o fato de o contrato ter apenas liquidação financeira, e não física, o superintendente de commodities da B3 disse que todos os derivativos podem funcionar bem desde que tenham transparência, robustez e credibilidade, o que ele acredita ser o caso do novo produto.

Ele não descartou, contudo, que a B3 possa avaliar a construção de um contrato com entrega física se houver demanda para isso.

Publicidade

No entanto, afirmou que derivativos com liquidação financeira são uma tendência global, e a bolsa já tem experiência em contratos do gênero, de boi gordo a etanol, entre outros.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • b3sa3
Cotações
08/04/2026 17h35 (delay 15min)
Câmbio
08/04/2026 17h35 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Após Raízen e GPA: as empresas que mais preocupam o mercado financeiro hoje

  • 2

    32 fundos imobiliários de crédito estão baratos; veja como aproveitar sem cair em armadilhas

  • 3

    Dividendos viram ‘colchão’ na Bolsa: veja as carteiras recomendadas para abril

  • 4

    As maiores pagadoras de dividendos de 2026: quem lidera e quais podem sustentar retornos de até 17%

  • 5

    BB aposta em crédito sustentável sob pressão por resultado financeiro: 'Estamos construindo relações de longo prazo', diz VP

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Aplicativo do FGTS: 4 funcionalidades que você talvez não saiba que ele tem
Logo E-Investidor
Aplicativo do FGTS: 4 funcionalidades que você talvez não saiba que ele tem
Imagem principal sobre o Posso alterar o saque-aniversário para saque-rescisão a qualquer momento, após a antecipação?
Logo E-Investidor
Posso alterar o saque-aniversário para saque-rescisão a qualquer momento, após a antecipação?
Imagem principal sobre o Ressarcimento de desconto INSS: o que acontece se não for apresentada uma resposta?
Logo E-Investidor
Ressarcimento de desconto INSS: o que acontece se não for apresentada uma resposta?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: existe um prazo limite para usar o valor depositado?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: existe um prazo limite para usar o valor depositado?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: não realizei o saque por seis meses, posso perder o benefício?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: não realizei o saque por seis meses, posso perder o benefício?
Imagem principal sobre o Quem tem PIS recebe o abono salarial?
Logo E-Investidor
Quem tem PIS recebe o abono salarial?
Imagem principal sobre o Sou trabalhador avulso, tenho direito ao saque do FGTS?
Logo E-Investidor
Sou trabalhador avulso, tenho direito ao saque do FGTS?
Imagem principal sobre o Bolsa Família suspenso? Entenda se a suspensão resulta na perda do valor
Logo E-Investidor
Bolsa Família suspenso? Entenda se a suspensão resulta na perda do valor
Últimas: Mercado
“Ninguém sério em mercado está tratando a trégua como fim definitivo da guerra”, diz Thiago de Aragão
Mercado
“Ninguém sério em mercado está tratando a trégua como fim definitivo da guerra”, diz Thiago de Aragão

Vai e vem de notícias sobre cessar-fogo cria sentimento de "alívio tenso" nos mercados, que apostam na desescalada gradual do conflito

08/04/2026 | 16h44 | Por Luíza Lanza
Trégua entre EUA e Irã abre janela de oportunidades, mas cenário ainda exige cautela do investidor
Mercado
Trégua entre EUA e Irã abre janela de oportunidades, mas cenário ainda exige cautela do investidor

Alta é generalizada nas Bolsas de Nova York, Europa e Brasil, mas novas tensões podem limitar o otimismo

08/04/2026 | 14h53 | Por Daniel Rocha
Analista da StoneX avalia: perspectiva de reabertura do Estreito de Ormuz pode aliviar mercado de fertilizantes
Mercado
Analista da StoneX avalia: perspectiva de reabertura do Estreito de Ormuz pode aliviar mercado de fertilizantes

Mike Castle afirma que o mercado projeta a retomada do fluxo logístico em uma região estratégica para o escoamento de nutrientes agrícolas e petróleo

08/04/2026 | 13h43 | Por Julia Maciel
Citi retoma cobertura de Odontoprev (ODPV3) com recomendação de compra e preço-alvo de R$19
Mercado
Citi retoma cobertura de Odontoprev (ODPV3) com recomendação de compra e preço-alvo de R$19

O valor por ação fixado pelo banco está 34,8% acima do último fechamento

08/04/2026 | 13h37 | Por Vinícius Novais

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador