Mercado

Por que Pão de Açúcar (PCAR3), Azul (AZUL4) e CSN (CSNA3) tiveram os melhores desempenhos da semana na Bolsa

O Ibovespa perdeu a zona dos seis dígitos e encerra o período aos 98.363,22 pontos, menor nível desde 7 de julho

Loja do Pão de Açúcar em São Caetano do Sul (Crédito: Google Street View)
  • As três ações que mais se valorizaram na semana de 7 a 11 de setembro foram Pão de Açúcar (PCAR3), Azul (AZUL4) e CSN (CSNA3)
  • Alta do papel do GPA veio com o mercado reagindo positivamente a notícia de que o grupo pretende separar suas operações da rede de atacarejo Assaí
  • Indicadores otimistas do setor aéreo e aumento do preço do aço pressionaram para cima as cotações dos papéis de Azul e CSN, respectivamente

A semana termina sem motivos para comemorar. O Ibovespa perdeu a zona dos seis dígitos e encerra o período aos 98.363,22 pontos, menor nível desde 7 de julho. Na semana, acumulou a segunda perda seguida, agora de 2,84%, em seu pior desempenho desde 15 de maio (-3,37%).

“Foi uma semana ruim, com um ajuste que veio de fora desde o fim da semana passada, com Nova York. Houve uma alta íngreme e sem respiro por lá e, desde agosto, passou a prevalecer aqui cautela quanto à política e a situação fiscal brasileira, que cortou a progressão do Ibovespa. Então, nesta semana que termina, faltou âncora doméstica e externa para segurar o índice”, diz Eduardo Cavalheiro, sócio-gestor da Rio Verde Investimentos, que mantém viés positivo caso as reformas mostrem algum avanço neste ano. “A alternativa de não se fazer nada nem tem como ser colocada – a foto do Brasil ficaria muito ruim.”

Renato Chain, economista da Parallaxis Economics, disse ao Broadcast que o índice se manterá “caranguejando”, mas chama atenção para aspectos ainda não muito presentes nos preços dos ativos e que podem vir a requerer o olhar dos investidores, como a inflação no Brasil, a possibilidade de uma segunda onda mais intensa da Covid-19 no mundo, sem ainda uma vacina, e a possibilidade de o presidente Donald Trump vencer a disputa pela reeleição nos EUA, que “seria uma validação nas urnas da política de enfrentamento com a China”.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Em um cenário negativo, mais longo, o Ibovespa poderia vir abaixo de 90 mil pontos. Lá fora, está todo mundo contando com vacina em breve, e ninguém nem piscou para o que ocorreu no teste da AstraZeneca, vista como uma opção de vacina entre outras. Aqui, o dólar depreciado e a exportação de alimentos tem resultado em mais inflação, ainda que pontual. Com inflação a 3% e Selic a 2% começa a aparecer dificuldade para tesourarias de bancos”, aponta.

No balanço da semana, os papéis que mais se valorizaram foram Pão de Açúcar (PCAR3), Azul (AZUL4) e CSN (CSNA3). Confira a seguir o que influenciou o desempenho deles.

Pão de Açúcar (PCAR3): +16,63%

Com valorização de 16,63%, as ações da empresa tiveram o melhor desempenho da semana. O papel da companhia foi impulsionado na quinta (10) com o mercado reagindo positivamente a notícia de que o grupo GPA pretende separar suas operações da rede de atacarejo Assaí.

Se ela for aprovada, o gestor da Criteria Investimentos, Vitor Miziara, ressalta que entrará “um bom dinheiro no GPA e que desmembrar é positivo, já que o mercado nem sempre paga todas as estruturas que tem dentro de uma empresa pelo preço justo. Desmembrando, o mercado passa a enxergar mais oportunidades, gerando mais valor às empresas”.

Henrique Esteter, analista da Guide Investimentos, também enxerga o movimento de forma positiva. “As ações do GPA têm um desconto muito grande por conta dessa forma como o grupo é consolidado. Quando você cria uma estrutura societária mais simples, isso gera mais oportunidades de acesso ao capital”, explica. Já Julia Monteiro, analista da MyCap, vê que a oferta do Assaí pode gerar forte valor para o GPA caso ela ocorra nos termos que a empresa espera.

Para o Credit Suisse, a notícia do spin-off do Assaí “joga luz” sobre o forte desconto que as ações do GPA estão sendo negociadas, mesmo com o “forte momento operacional que as redes de supermercados estão tendo com a pandemia do novo coronavírus e o impacto do auxílio emergencial”.

Azul (AZUL4): +7,97%

As ações da aérea surfaram nas ondas do otimismo que tomou conta do setor, “com uma recuperação de demanda e oferta mais rápida do que o imaginado originalmente”, destaca o analista da Necton Investimentos, Marcel Zambello.

Dando suporte a essa visão, a concorrente Gol informou que continua elevando mês a mês a oferta de voos no Brasil, ofertando em agosto, em média, 190 voos diários. Para setembro, a estimativa é operar 300 voos por dia, alcançando cerca de 40% do realizado em igual mês do ano passado.

Os próprios dados operacionais da Azul em agosto vão nesse sentido, com aumento de 26,4% na demanda (RPK) na comparação com julho. Já a oferta de assentos (ASK) teve crescimento de 33,3% em agosto na comparação mensal.

CSN (CSNA3): +6,88%

Sexta (11) foi um dia de forte alta para o papel, terceiro maior ganhador da semana. De acordo com analistas do Credit Suisse, a empresa confirmou mais um aumento para aços planos em outubro no Brasil.

Desta vez, o aumento de preço é de 13% em média e segue dois aumentos recentes de 10% em julho e setembro, “que parecem ter sido implementados com sucesso. O aumento de preços valerá para o segmento de distribuição e também para clientes industriais (ex-montadoras)”, apontou o banco.

*Com Estadão Conteúdo