• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Por que IRB Brasil (IRBR3), PetroRio (PRIO3) e Embraer (EMBR3) tiveram os piores desempenhos da semana na Bolsa

O Ibovespa perdeu a zona dos seis dígitos e encerra o período aos 98.363,22 pontos, menor nível desde 7 de julho

Por Thiago Lasco

11/09/2020 | 19:40 Atualização: 03/12/2020 | 11:15

Embraer é destaque entre as ações do Ibovespa em 2021 (David Becker/Reuters)
Embraer é destaque entre as ações do Ibovespa em 2021 (David Becker/Reuters)

A semana termina sem motivos para comemorar. O Ibovespa perdeu a zona dos seis dígitos e encerra o período aos 98.363,22 pontos, menor nível desde 7 de julho. Na semana, acumulou a segunda perda seguida, agora de 2,84%, em seu pior desempenho desde 15 de maio (-3,37%).

Leia mais:
  • Ibovespa: 4 ações têm queda superior a 50% no ano
  • Ações da PetroRio sobem 13,3%: Vale a pena investir?
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Foi uma semana ruim, com um ajuste que veio de fora desde o fim da semana passada, com Nova York. Houve uma alta íngreme e sem respiro por lá e, desde agosto, passou a prevalecer aqui cautela quanto à política e a situação fiscal brasileira, que cortou a progressão do Ibovespa. Então, nesta semana que termina, faltou âncora doméstica e externa para segurar o índice”, diz Eduardo Cavalheiro, sócio-gestor da Rio Verde Investimentos, que mantém viés positivo caso as reformas mostrem algum avanço neste ano. “A alternativa de não se fazer nada nem tem como ser colocada – a foto do Brasil ficaria muito ruim.”

Renato Chain, economista da Parallaxis Economics, disse ao Broadcast que o índice se manterá “caranguejando”, mas chama atenção para aspectos ainda não muito presentes nos preços dos ativos e que podem vir a requerer o olhar dos investidores, como a inflação no Brasil, a possibilidade de uma segunda onda mais intensa da Covid-19 no mundo, sem ainda uma vacina, e a possibilidade de o presidente Donald Trump vencer a disputa pela reeleição nos EUA, que “seria uma validação nas urnas da política de enfrentamento com a China”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Em um cenário negativo, mais longo, o Ibovespa poderia vir abaixo de 90 mil pontos. Lá fora, está todo mundo contando com vacina em breve, e ninguém nem piscou para o que ocorreu no teste da AstraZeneca, vista como uma opção de vacina entre outras. Aqui, o dólar depreciado e a exportação de alimentos tem resultado em mais inflação, ainda que pontual. Com inflação a 3% e Selic a 2% começa a aparecer dificuldade para tesourarias de bancos”, aponta.

No balanço da semana, quem levou a pior foram os papéis de IRB Brasil (IRBR3), PetroRio (PRIO3) e Embraer (EMBR3). Confira o que afetou o desempenho de cada um deles.

IRB Brasil (IRBR3): -12,95%

Os papéis ordinários do IRB Brasil RE fecham a semana com a maior perda do período. Para Jorge Junqueira, da Gauss, o que impacta é a percepção de que o momento para o setor de resseguros é ruim e isso dificulta o já desafiador cenário para o IRB. “É um momento ruim e os fundamentos da empresa ainda estão muito incertos, não há certeza nenhuma de quando ela vai ter a tal da reviravolta pro lucro”, diz.

Cavaca, da Warren, afirma que a decisão do colegiado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para que o IRB divulgue sua lista de acionistas também traz ruído.

Em relatório divulgado na terça (8), a Moody’s alterou de estável para negativa a perspectiva para o setor de resseguro global e ressaltou que há um ambiente operacional “desafiador” devido à pandemia, que enfraquece a lucratividade. De acordo com a agência de classificação de risco, o setor enfrenta desafios como as taxas de juros baixas e a incerteza em torno das perdas finais relacionadas à crise.

PetroRio (PRIO3): -10,74%

Quem também saiu desta semana em baixa foi o papel da PetroRio, que caiu 10,74%. O movimento acompanha a baixa do petróleo no mercado.

Publicidade

“A PetroRio acompanha bastante o fluxo da commodity lá e fora e ela costuma ter essa volatilidade um pouco maior em relação aos preços por conta da natureza de suas operações”, diz Daniel Herrera, analista da Toro Investimentos, destacando também a alta nos estoques de petróleo anunciada pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos nesta manhã, o que traz pressão sobre a demanda pela commodity.

Embraer (EMBR3): -8,23%

As ações ON de Embraer encerram a trinca das maiores perdas da semana, com -8,23% no período, após a fabricante de aviões assinar acordo coletivo com o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo ampliando benefícios para os engenheiros demitidos em 3 de setembro e mantendo cerca de 3 mil engenheiros até abril de 2021. A ideia inicial era a manutenção de 2.700 funcionários.

*Com Estadão Conteúdo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • irbr3
Cotações
15/07/2025 18h15 (delay 15min)
Câmbio
15/07/2025 18h15 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 2

    Como americanos estão usando o overbooking para ganhar dinheiro e voar de graça

  • 3

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 4

    Imposto de Renda 2025: a partir de qual valor é preciso declarar?

  • 5

    Vai casar? Veja os tipos de regime de bens e como funcionam

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2888 de hoje, terça-feira (15)
Logo E-Investidor
Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2888 de hoje, terça-feira (15)
Imagem principal sobre o 3 estratégias que ajudaram Marc Lore a construir sua fortuna bilionária
Logo E-Investidor
3 estratégias que ajudaram Marc Lore a construir sua fortuna bilionária
Imagem principal sobre o Você sabe o que é Biênio? Saiba mais sobre esse benefício
Logo E-Investidor
Você sabe o que é Biênio? Saiba mais sobre esse benefício
Imagem principal sobre o Qual a renda ideal para uma aposentadoria? Veja como calcular e planejar
Logo E-Investidor
Qual a renda ideal para uma aposentadoria? Veja como calcular e planejar
Imagem principal sobre o Como economizar nas férias com crianças em casa? Veja 4 dicas
Logo E-Investidor
Como economizar nas férias com crianças em casa? Veja 4 dicas
Imagem principal sobre o Adicional por tempo de serviço: quem tem direito ao benefício?
Logo E-Investidor
Adicional por tempo de serviço: quem tem direito ao benefício?
Imagem principal sobre o Quando será feita a devolução dos valores descontados indevidamente pelo INSS?
Logo E-Investidor
Quando será feita a devolução dos valores descontados indevidamente pelo INSS?
Imagem principal sobre o Quer investir sem prejuízo? Veja como driblar a inflação
Logo E-Investidor
Quer investir sem prejuízo? Veja como driblar a inflação
Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador