Mercado

Bradesco projeta Selic de 2,25% no final de 2020

Cenário foi discutido pelo economista-chefe do banco em live da Ágora Investimentos

Bradesco projeta Selic de 2,25% no final de 2020
Foto: Pixabay
  • Inflação baixa permite que Copom faça novos cortes na taxa básica de juros, que teria espaço para propor Selic entre 1,5% e 2,5%
  • Mas juros excessivamente baixos deixariam o país ainda mais desinteressante para o investidor externo, levando a fuga de dólares e desvalorização mais acentuada do real
  • Risco de inflação após eventual farra fiscal do governo pode determinar aumento da taxa Selic

A Ágora Investimentos promoveu uma live, em seu canal do YouTube, para examinar o cenário econômico após a reunião do Copom desta quarta-feira (6), na qual a taxa básica de juros Selic foi reduzida para 3%.

O economista-chefe do Bradesco, Fernando Honorato, disse que a casa prevê que a Selic fechará o ano em 2,25%, com risco de ser ainda mais baixa. Confira alguns pontos discutidos na conversa.

Explicação do corte na taxa não está só no coronavírus

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“O coronavírus detonou uma crise sem precedentes em termos de saúde pública, e com impactos muito piores do que se poderia imaginar. Mas o cenário externo também teve peso relevante. Houve uma queda de demanda global. Outros países também vivem movimentos de queda de juros e inflação baixa, como o Brasil. Isso tudo também motivou o corte na taxa.”

Inflação estimula cortes, mas câmbio é limitador

“A inflação está abaixo do piso da meta, ou seja, abaixo do nível de conforto do governo. É a primeira vez que isso acontece por conta da queda da atividade econômica. Esse cenário dá mais espaço para cortes na taxa de juros. O Banco Central tem espaço para derrubar ainda mais a Selic, a patamares entre 1,5% e 2,5%.

Porém, quanto mais baixa a taxa de juros, menos atrativo fica o País para o investidor externo. Ele retira seu dinheiro, levando a uma fuga de dólares, e desvalorização ainda maior do real, esse dado entrará de volta no modelo do Copom, que terá de refazer as contas.”

O peso da questão fiscal

Publicidade

“Existe uma incerteza sobre se o Brasil vai ou não fazer uma farra fiscal a partir do coronavírus. Se os gastos públicos crescerem muito mais do que o controle da pandemia exige, e aumentarem exageradamente a dívida pública, isso vai gerar inflação e levar o BC a aumentar novamente a taxa Selic.”

Copom fará novo corte na próxima reunião

“Em seu relatório de hoje, o Copom escreveu que a “conjuntura prescreve um estímulo monetário extraordinariamente elevado para a economia”. Trocando em miúdos, o tamanho da queda da economia precisa de juros ainda mais baixos. Eles tornam o crédito mais barato e desestimulam as pessoas a poupar, levando-as a gastar e movimentar a economia.

Isso sinaliza que na próxima reunião, dentro de 45 dias, haverá outro corte de 0,75%, levando a Selic a 2,25%. Mas o Copom não deve cortar muito mais do que isso, porque a questão fiscal e o câmbio são limites a mais cortes. Então projetamos a Selic a 2,25% até o final do ano. O Bacen vai monitorar as reações do mercado antes de tomar uma decisão.”

Veja a íntegra da conversa:

Publicidade

 

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos