Mercado

Por que a carteira arrojada da Ágora rendeu 12% em janeiro

Veja as ações que contribuíram para o resultado positivo no mês

Por que a carteira arrojada da Ágora rendeu 12% em janeiro
Foto: Cynthia Decloedt/ESTADAO
  • A carteira de janeiro era composta por ações da JBS, Yduqs, Banco Inter, Santos Brasil e BR Distribuidora
  • A ação que entregou os melhores resultados foi a do Banco Inter, com uma rentabilidade de 34,3% no acumulado de janeiro
  • O Ibovespa, por outro lado, fechou o primeiro mês do ano no campo negativo, com em queda de 3,32% no período 

Final de mês é época de checar a rentabilidade das carteiras. Muitas pessoas aproveitam a ocasião para revisar os investimentos e – quando necessário – fazer algumas alterações no portfólio.

No primeiro mês do ano, o Ibovespa recuou e encerrou janeiro em queda de 3,32%, na faixa dos 115 mil pontos. Ao longo do período, o índice oscilou entre fortes altas e quedas, puxado principalmente pela entrada de capital estrangeiro e os receios com o endurecimento da pandemia provocada pela covid-19.

Embora o desempenho do índice tenha ficado no campo negativo, a carteira arrojada da Ágora Investimentos deu um baile de rentabilidade no Ibov, com um salto de 12,2% no período. O E-Investidor conversou com José Francisco Cataldo, Head de research da corretora, para entender a estratégia por trás dessa goleada.

Composição da carteira

Para o mês de janeiro, a carteira arrojada foi constituída por cinco ações. São elas:

Ação

JBS (JBSS3)

Yduqs (YDUQ3)

Banco Inter (BIDI11)

Santos Brasil (STBP3)

BR Distribuidora (BRDT3)

Todos os ativos possuem o mesmo peso de 20% na composição.

As maiores altas do mês

O desempenho de 12,2% foi puxado principalmente pelas ações do Banco Inter (BIDI11). Para Cataldo, a companhia é uma instituição que tem mostrado um desempenho muito forte nos últimos meses, por conta das receitas líquidas obtidas por meio das intermediações financeiras e também pela prestação de serviços.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“O principal alavancador foram as ações do Banco Inter, que tiveram rentabilidade de 34,3% no mês de janeiro”, diz Cataldo. A segunda maior alta da carteira ficpu por conta dos papéis de Santos Brasil (STBP3), que registraram alta de 17,3%.

Na visão de Cataldo, o saldo positivo da empresa que opera conteiners de logística reflete os resultados fortes mostrados pela companhia e sua estrutura de capital, que permite a conclusão do plano de investimentos e a busca por novas oportunidades de crescimento em terminais de contêineres.

“De maneira geral, acreditamos que a companhia se beneficie da retomada de volumes de exportação e que haja uma retomada gradual do comércio global”, diz Cataldo.

A terceira melhor ação da carteira arrojada foi a da BR Distribuidora (BRDT3), que vivia um momento estável durante o mês de janeiro até o anúncio da ida de Wilson Ferreira Jr para o comando da empresa. O anúncio fez os papéis da companhia subirem 9,57% em um pregão.

O que esperar da carteira arrojada em fevereiro

Para o mês de fevereiro, a Ágora realizou apenas uma alteração na sua carteira arrojada. Saem as ações do Banco Inter e entram os papéis da OI (OIBR3). Cataldo explica que a troca foi pensada para realizar um pouco de lucro depois da boa performance do papel em janeiro.

A Oi começou o seu plano de reestruturação no ano passado e tem seguido firme em uma trajetória de melhorias operacionais e redução da dívida. Recentemente, a companhia vendeu a unidade de telefonia móvel para o consórcio formado por Tim, Claro e Vivo, por R$ 16,5 bilhões. A aquisição ainda precisa da aprovação do Cade.

Publicidade

“De uma maneira geral, a Oi segue com o plano de venda de ativos e informou recentemente ter recebido uma oferta vinculante para a UPI InfraCO. Segundo informações divulgadas por meio de um fato relevante, as ofertas vieram acima do preço mínimo estabelecido”, diz Cataldo.

 

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos