• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Como o crescimento do PIB pode ajudar o investidor

A alta de 1,2% do primeiro tri de 2021 superou expectativas. Veja os setores que podem se beneficiar

Por Rebeca Soares

02/06/2021 | 14:53 Atualização: 02/06/2021 | 14:59

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Após as movimentações do mercado levarem o Ibovespa a quebrar mais uma marca histórica no primeiro pregão de junho, outro fator surgiu para dar mais fôlego à recuperação econômica pós-crash da covid-19. O produto interno bruto brasileiro cresceu 1,2% no primeiro trimestre, segundo divulgação do IBGE na terça-feira (1). A boa notícia gera mais expectativas para os investimentos nos próximos meses.

Leia mais:
  • Ações que pagam dividendos: as recomendações para junho
  • Guedes volta a dizer que reforma tributária vai tributar dividendos
  • Os investimentos que podem influenciar o rumo do nosso País
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Com a economia do País crescendo, o lucro das empresas também aumenta, como observamos nos resultados positivos do primeiro tri. O mercado de renda variável tende a se beneficiar”, afirma o Head de research da Ágora Investimentos, José Cataldo.

Os fundos e ativos com mais risco também devem se beneficiar, segundo Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos. “Os setores de varejo de rua, turismo e aviação têm mais potencial com o crescimento da economia do País”, diz. “O investidor brasileiro estava um pouco mais conservador nos últimos meses por conta do início das discussões sobre as eleições presidenciais do ano que vem e principalmente porque ele estava menos otimista em relação à retomada.”

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O estrategista da RB destaca ainda que muitas empresas fizeram seus IPOs neste período de maior incerteza e foram pouco exploradas. Com a percepção do crescimento pelo investidor, esses papéis poderão entrar no radar e serem vistos com bons olhos.

Vale destacar que todos os setores tiveram resultados positivos. A agropecuária, por exemplo, saiu na frente com 5,7%, seguida pela indústria, com 0,7%, e, por fim, o setor de serviços, com 0,4%. “Atribuímos o crescimento da agricultura ao ciclo de commodities, que está em um momento bem positivo”, complementa Cataldo.

Para Thiago Andrade, sócio da Athena-BGA Investimentos, os próximos indicadores podem trazer mais surpresas positivas. “Com mais pessoas circulando na rua e a vacinação avançando, podemos ter uma surpresa muito positiva quando o setor de serviços realmente crescer”, afirma.

Apesar das perspectivas de crescimento, o investidor deve estar ciente de que a relação de capitalização das empresas com o PIB dos países não é sempre positiva. “Se porventura, a retomada for rápida demais, isso pode representar um risco de pressão inflacionária, podendo levar ao aumento da taxa de juros pelas autoridades monetárias mais do que é imaginado. E isso não é um debate restrito ao Brasil, outros países têm a mesma preocupação”, explica o consultor econômico da Alta Vista Investimentos, José Mauro Delella.

Publicidade

Em 2000, o estudo da associação entre os dois fatores deu origem ao Índice Warren Buffett, que conseguiu prever a supervalorização dos ativos. A medida é calculada pela divisão do capital total das companhias listadas na Bolsa pelo PIB. Quando a valorização das empresas ultrapassa o PIB, o sinal é de que os preços estariam inflados na Bolsa.

Contexto nacional que influencia investimentos

O IBGE divulgou também os resultados da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que mede o volume de investimentos em ativos físicos. O valor apresenta aumento de 17% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. O número superou projeções, visto que os primeiros meses de 2021 marcaram a segunda onda da pandemia.

“O FBCF teve um crescimento expressivo tanto na base anual, quanto na trimestral (4,6%), que teve um pouco de impacto com a mudança do Repetro, regime aduaneiro especial para o setor de petróleo e gás adquirir bens de capital. Também consideramos um aumento positivo na produção de bens de capital”, afirma José Mauro Delella. Ele diz ainda que o bom resultado deve convergir para patamares superiores nas próximas estimativas para 2021.

A Receita Federal realizou revisão das medidas do Repetro, regime aduaneiro para o setor de petróleo e gás, no fim do ano passado. Com a nacionalização do uso de equipamentos, o valor de investimentos estrangeiros diminuíram no 1T21.

Entre as organizações que projetam resultados para o PIB, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) acredita que o indicador crescerá 3,7% em 2021 e 2,5% em 2022. A projeção é uma expectativa da retomada do comércio e do aumento do consumo das famílias para o resto do ano./Colaborou Luiz Felipe Simões

Publicidade

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ágora Investimentos | E-Investidor
  • Commodities
  • Conteúdo E-Investidor
  • Fundos
  • Ibovespa
  • Produto Interno Bruto (PIB)
Cotações
24/04/2026 9h17 (delay 15min)
Câmbio
24/04/2026 9h17 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    20 fundos de crédito privado renderam apenas 28,4% do CDI no 1º trimestre — em um deles a cota caiu

  • 2

    Inadimplência preocupa e JPMorgan acende alerta para bancos no 1T26

  • 3

    Ibovespa cai mais de 1,5% enquanto dólar fica abaixo dos R$ 5; Petrobras sobe com petróleo a US$ 100

  • 4

    Ibovespa nas máximas: investir agora ou esperar queda? Veja a estratégia usada pelos especialistas

  • 5

    FIIs com dívida 3 vezes acima da média acendem alerta — veja os 7 mais alavancados

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Idosos podem retirar fraldas geriátricas gratuitamente, desde que apresentem estes documentos
Logo E-Investidor
Idosos podem retirar fraldas geriátricas gratuitamente, desde que apresentem estes documentos
Imagem principal sobre o Quais idosos têm direito ao transporte gratuito? Veja como funciona para pessoas com 60 anos e 65 anos
Logo E-Investidor
Quais idosos têm direito ao transporte gratuito? Veja como funciona para pessoas com 60 anos e 65 anos
Imagem principal sobre o Idosos com dívidas na conta de luz: 2 maneiras para renegociar faturas atrasadas
Logo E-Investidor
Idosos com dívidas na conta de luz: 2 maneiras para renegociar faturas atrasadas
Imagem principal sobre o Restituição do Imposto de Renda 2026: idosos com mais de 60 anos têm prioridade no pagamento?
Logo E-Investidor
Restituição do Imposto de Renda 2026: idosos com mais de 60 anos têm prioridade no pagamento?
Imagem principal sobre o Gás do Povo: passo a passo para saber se o vale de recarga expirou
Logo E-Investidor
Gás do Povo: passo a passo para saber se o vale de recarga expirou
Imagem principal sobre o Meia-entrada para idosos: quem tem mais de 60 anos deve apresentar documento para conseguir o desconto?
Logo E-Investidor
Meia-entrada para idosos: quem tem mais de 60 anos deve apresentar documento para conseguir o desconto?
Imagem principal sobre o Idosos com mais de 60 anos estão isentos do pagamento de algumas dívidas? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos com mais de 60 anos estão isentos do pagamento de algumas dívidas? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Idosos ainda precisam ir ao banco fazer a prova de vida? Entenda o procedimento
Logo E-Investidor
Idosos ainda precisam ir ao banco fazer a prova de vida? Entenda o procedimento
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje: Trump aumenta incertezas sobre a guerra e deixa bolsas reféns do petróleo; veja o que esperar nesta sexta-feira
Mercado
Ibovespa hoje: Trump aumenta incertezas sobre a guerra e deixa bolsas reféns do petróleo; veja o que esperar nesta sexta-feira

Investidores acompanham dados do Banco Central e confiança do consumidor no Brasil enquanto mercados globais adotam cautela

24/04/2026 | 04h30 | Por Ana Ayub
Número de investidores brasileiros caiu 1 ponto porcentual em 2025, diz Anbima
Mercado
Número de investidores brasileiros caiu 1 ponto porcentual em 2025, diz Anbima

Pesquisa mostra sinais de perda de interesse em ativos de maior risco em ambiente de mais elevada aversão a risco

23/04/2026 | 19h43 | Por Marília Almeida
Ibovespa hoje: Hapvida (HAPV3) salta 5% e C&A (CEAB3) sofre maior queda do dia
Mercado
Ibovespa hoje: Hapvida (HAPV3) salta 5% e C&A (CEAB3) sofre maior queda do dia

Petróleo subiu pelo quarto pregão seguido, o que beneficiou Petrobras (PETR3;PETR4), mas não foi suficiente para a alta do índice

23/04/2026 | 18h07 | Por Beatriz Rocha
Citi aposta em assessora virtual com IA para escalar atendimento a grandes fortunas
Mercado
Citi aposta em assessora virtual com IA para escalar atendimento a grandes fortunas

O Citi apresentou, em parceria com o Google Cloud, o avatar conversacional descrito como “um integrante da equipe do Citi Wealth impulsionado por inteligência artificial”

23/04/2026 | 16h00 | Por Aramis Merki II

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador