Mercado

Por que eleição municipal não deve piorar ‘sobe e desce’ da Bolsa

Disputa não tem força para impactar Ibovespa, mas mercado não está livre de riscos

Por que eleição municipal não deve piorar ‘sobe e desce’ da Bolsa
Urna eletrônica. Foto: Dida Sampaio
  • Eleições municipais iniciam no 26 de setembro com as propagandas eleitorais. Primeiro e segundo turno ocorrem nos dias 15 e 29 de novembro
  • Especialistas afirmam que disputa ao pleito não tem força para impactar o Ibovespa e deve ficar em segundo plano
  • Porém, a Bolsa não está livre de riscos e diversos fatores podem trazer volatilidade ao índice

O ano de 2020 trouxe bastante dor de cabeça aos investidores. Além da pandemia da covid-19, que derrubou as bolsas de valores ao redor do mundo, as crises domésticas contribuíram para aumentar ainda a mais volatilidade do Ibovespa. Entre os problemas internos, o que mais causa tensão no mercado é a questão política, pois é o que define os rumos da economia do País e a impede de crescer em momentos de desgaste entre os poderes.

A partir do dia 26 de setembro, inicia-se oficialmente as campanhas para as eleições municipais. Na data, começam as propagandas eleitorais, que se estendem até 15 de novembro, dia do primeiro turno. Caso seja necessário um segundo, o calendário se estende até o dia 29 do mesmo mês para a escolha da população entre dois candidatos.

Neste cenário, será que a disputa ao pleito na cidade de São Paulo pode trazer mais oscilação ao mercado, sendo mais um ponto de atenção dos investidores? Para responder a esta pergunta, é necessário primeiro averiguar qual foi o comportamento do Ibovespa nas duas últimas duas eleições.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em 2012, Fernando Haddad (PT) foi eleito no segundo turno com 55,57% dos votos válidos na disputa contra José Serra (PSDB) no dia 29 de outubro. Na ocasião, o Ibovespa encerrou em alta de 3,20%, ante ao início das eleições, aos 57.177 pontos.

Já em 2016, em um cenário totalmente oposto do vivido em 2012, João Doria (PSDB) foi eleito, no dia 2 de outubro, no primeiro turno com 53,29% dos votos – primeiro candidato a vencer no 1º turno em SP desde 1992 -, com Haddad em 2º lugar com apenas 16,70%. Na data, o Ibovespa encerrou o calendário eleitoral com valorização de 1,03%, aos 59.461 pontos.

Vale lembrar que na eleição de Haddad, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) estava com sua popularidade em alta. Já na de Doria, quem comandava o País era o ex-presidente Michel Temer (MDB), pois Rousseff havia sido impichada no dia 31 de agosto.

Apesar dos momentos distintos, especialistas do mercado consultados pelo E-Investidor, afirmam que o desempenho positivo do IBOV nas duas últimas ocasiões não teve nenhuma relação com o pleito.

“Não há registro de causalidade das eleições municipais sobre o principal índice da B3”, diz André Galhardo, economista-chefe da Análise Econômica Consultoria.

Eleição municipal deve ficar em segundo plano

Embora o momento seja de instabilidade, os especialistas não acreditam que a disputa ao pleito cause novas dores de cabeça aos investidores.

Publicidade

“A escolha do novo prefeito não influi em nada nas políticas monetária e fiscal federal, que é o que importa para o crescimento do País e, consequentemente, para o mercado”, afirma José Francisco Cataldo, head de research da Ágora Investimentos.

Ou seja, sendo o vencedor alinhado ou de oposição ao governo federal, ele não tem força para alterar os rumos da bolsa brasileira.

“Não é que a escolha do prefeito não seja importante, mas tem tantos fatores macro que a política no âmbito municipal vai ficar em segundo plano”, salienta Galhardo.

Mercado não está livre de riscos

Ainda que as eleições municipais não tragam mais volatilidade a Bolsa, isso não significa que o Ibovespa está livre de riscos e não pode performar mal no período, apenas que a disputa não deverá ser o motivo para isso.

“A reforma administrativa, privatizações, vacina contra a covid-19, a segunda onda da doença e crises políticas são direcionadores mais fortes e continuarão ditando o ritmo”, afirma Cataldo.

Assim, é importante o investidor continuar atento aos mesmos fatores que preocupam o mercado desde o começo do ano. “O Ibovespa tende a sentir bastante os desdobramentos desses casos”, diz Galhardo.

Publicidade

Além disso, em novembro tem ainda a eleição presidencial nos EUA, que eleva as incertezas no por lá e também repercute no Brasil. “As bolsas americanas devem sentir muito, pois ainda está muito incerto que vai ganhar”, comenta o head da Ágora.

Galhardo ressalta que a política de Donald Trump é distinta da de seu concorrente. E é justamente essa diferença de propostas em uma disputa indefinida que gera volatilidade aos mercados. “Joe Biden está na frente das pesquisas, mas isso não significa nada, pois a Hillary Clinton também estava em 2016”, lembra.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos