• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

O investidor de Eletrobras (ELET3) está blindado de riscos políticos?

As investidas do governo contra Petrobras e Vale trazem dúvidas se Eletrobras será o próximo alvo do Planalto

Por Daniel Rocha

13/03/2024 | 3:00 Atualização: 14/03/2024 | 7:38

O processo de privatização da Eletrobras chegou ao fim no dia 13 de junho de 2022. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
O processo de privatização da Eletrobras chegou ao fim no dia 13 de junho de 2022. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

As investidas do governo sobre a Petrobras (PETR3/PETR4) e Vale (VALE3) movimentaram os últimos pregões da Bolsa de valores brasileira. Desde o fim da semana passada, os papéis das companhias de maiores pesos do Ibovespa acumulam perdas de até 12% diante dos riscos de ingerência política envolvendo as duas empresas.

Leia mais:
  • Política de Lula na Petrobras leva investidor para concorrentes?
  • A recuperação das ações da Vale (VALE3) é uma realidade distante?
  • Petrobras: com risco político, vale a pena ter a ação?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O temor veio à tona com a ausência de pagamento de dividendos extraordinários da estatal e com a permanência de Eduardo Bartolomeo no cargo de CEO da Vale até o fim do ano, após pressões políticas.

Os recentes episódios que ocorreram quase concomitantemente trouxeram dúvidas se as ações da Eletrobras (ELET3) estão blindadas. Mesmo privatizada há quase dois anos, o governo federal ainda é responsável por 32,95% das ações da companhia, segundo dados da Economatica. Se levarmos em consideração a posição de 3,68% do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a participação governamental fica próximo aos 40%. No entanto, as regras do novo estatuto da Eletrobras reduziram o poder político da União nas decisões da empresa para 10%.

  • Veja também: 5 pontos para entender o que está acontecendo com a Petrobras na Bolsa

Caso haja uma intenção de aumentar sua posição na empresa a ponto de resgatar o controle estatal, o governo teria que desembolsar um valor equivalente a R$ 100 bilhões para conseguir ter mais da metade das ações “em mãos”, de acordo com estimativas da Ativa Investimentos. Isso porque o atual estatuto estabelece que qualquer comprador interessado em elevar a sua participação acima de 50% deve pagar um prêmio de 200% sobre a maior cotação do papel nos últimos 504 pregões.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As dificuldades não blindam por completo as ações da Eletrobras de ruídos políticos. Em fevereiro do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a Advocacia-Geral da União (AGU) iria entrar na Justiça contra as cláusulas do processo de privatização da empresa. A declaração impactou os papéis da companhia na Bolsa. As ações ordinárias e as preferenciais da Eletrobras encerraram o pregão do dia 7 de fevereiro com quedas de e 4,11% e 3,70%, respectivamente.

  • Como a alta do risco político está mudando as recomendações da Petrobras (PETR4)

A insatisfação do presidente da República com a privatização também esteve presente nos seus discursos de campanha durante as eleições presidenciais em 2022. Na época, quando ainda era candidato, Lula ressaltou a necessidade do governo em recuperar o status da companhia como “patrimônio do povo”. Mais de um ano após esses episódios, o medo pode voltar à tona com as recentes investidas do governo contra a Petrobras e Vale.

  • Confira ainda: O que o mercado pensa sobre a permanência de CEO da Vale (VALE3)

“O governo tem ainda espaço para retomar a sua influência na Eletrobras (ELET3). A companhia possui um alcance estadual e nacional muito maior do que a Vale”, afirma Flavio Conde, head de renda variável da Levante. A grande dúvida do mercado é entender a capacidade do Executivo em conseguir reverter a situação a seu favor. Por enquanto, essa perspectiva permanece baixa e fora do cenário base dos analistas.

Desde a privatização da companhia, as ações subiram cerca de 9,84%, segundo dados da Elos Ayta Consultoria. Os ganhos deveriam ser ainda maiores se não fossem pelas ameaças da União em reverter o status da empresa. Victor Bueno, sócio e analista de ações da Nord Research, que o início do governo Lula foi responsável pela depreciação de 40% do papel nos três primeiros meses de 2023. “Então, o governo ainda mantém uma certa influência, mas os ruídos não impactam nas operações nem nos resultados da empresa, pelo menos no curto e médio prazo”, afirma Bueno.

Veja a performance das ações da Eletrobras, Petrobras e Vale 

Ações Retorno desde o dia 7 de março Retorno desde a privatização da Eletrobras
Eletrobras (ELET6) 0,95% 9,84%
Eletrobras (ELET3) 1,38% 28,58%
Petrobras (PETR4) -9,43% 97,41%
Petrobras (PETR3) -8,84% 127,78%
Vale (VALE3) -4,45% -11,09%
Fonte: Einar Rivero, CEO da Elos Ayta Consultoria

Qual é a recomendação?

A possibilidade da Eletrobras entrar em cena com tentativas do governo interferir na gestão existe, mas ainda não é o suficiente para retirar a atratividade da Eletrobras. Para Ruy Hungria, analista da Empiricus Research, as ações seguem com desconto na bolsa de valores diante da capacidade de melhora operacional após a privatização, o que sustenta a recomendação de compra do papel. “A empresa possui uma boa capacidade de pagar dividendos no futuro”, diz.

Conde, da Levane, avalia que a oportunidade vai depender da perspectiva de investimento. Se o foco for em retornos de médio e longo prazo, a companhia se mantém atrativa diante das expectativas de avanço da eficiência da empresa. Já no curto prazo, é preciso ficar atento aos riscos políticos. “Ninguém esperava o presidente Lula tentar colocar Guido Mantega na presidência da Vale ou interferir na distribuição de dividendos da Petrobras”, afirma o head de renda variável. Já a Genial mantém recomendação de compra para Eletrobras e com preço-alvo de R$ 47,50.

  • Eletrobras reverte prejuízo e apresenta lucro 4TRI23; veja quanto

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ações
  • Conteúdo E-Investidor
  • Eletrobras (ELET3)
  • Investimentos
  • Petrobras
  • Vale
Cotações
01/05/2026 17h09 (delay 15min)
Câmbio
01/05/2026 17h09 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Dólar cai ao menor nível desde 2024, mas cenário é frágil; veja o que esperar para maio

  • 2

    Copom confirma Selic a 14,5%: onde investir com segurança agora

  • 3

    Ibovespa hoje tem 6ª queda seguida após Federal Reserve manter juros nos EUA; dólar sobe

  • 4

    Superquarta: mercado vê risco no recado dos bancos centrais; veja o pior cenário para o investidor

  • 5

    Ibovespa hoje sobe 1,39% com Vale (VALE3) em alta e dólar fecha no menor valor desde março de 2024

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Gás do Povo: quem deseja ser beneficiário deve ter este limite de renda
Logo E-Investidor
Gás do Povo: quem deseja ser beneficiário deve ter este limite de renda
Imagem principal sobre o BTS: ainda tem ingressos para os shows no Brasil? Entenda se há entrada disponível
Logo E-Investidor
BTS: ainda tem ingressos para os shows no Brasil? Entenda se há entrada disponível
Imagem principal sobre o Álbum da Copa do Mundo 2026: veja quanto custam os modelos na pré-venda
Logo E-Investidor
Álbum da Copa do Mundo 2026: veja quanto custam os modelos na pré-venda
Imagem principal sobre o Restituição do IR 2026: por que idosos com 80 anos devem ficar atentos à ordem de prioridade?
Logo E-Investidor
Restituição do IR 2026: por que idosos com 80 anos devem ficar atentos à ordem de prioridade?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: os alunos conseguem solicitar o cartão do programa pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: os alunos conseguem solicitar o cartão do programa pelo Caixa Tem?
Imagem principal sobre o IR 2026: este grupo de pessoas tem grandes chances de receber a restituição no 1º lote
Logo E-Investidor
IR 2026: este grupo de pessoas tem grandes chances de receber a restituição no 1º lote
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: é possível consultar se o dinheiro está rendendo pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: é possível consultar se o dinheiro está rendendo pelo Caixa Tem?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: é possível retornar ao programa depois de cancelar o benefício?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: é possível retornar ao programa depois de cancelar o benefício?
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje: Hapvida (HAPV3) dispara e Suzano (SUZB3) tem maior queda após balanço
Mercado
Ibovespa hoje: Hapvida (HAPV3) dispara e Suzano (SUZB3) tem maior queda após balanço

Mercado monitorou decisão do Copom, alta das ações da Vale (VALE3) e queda dos contratos de petróleo

30/04/2026 | 19h11 | Por Beatriz Rocha
Ibovespa fecha abril estável após oscilações e entra em maio mais seletivo; veja o que esperar
Mercado
Ibovespa fecha abril estável após oscilações e entra em maio mais seletivo; veja o que esperar

Fluxo estrangeiro sustentou o rali, mas petróleo, inflação e Fed esfriaram o mercado no fim de abril; veja as ações que mais subiram e caíram

30/04/2026 | 17h41 | Por Murilo Melo
Itaú BBA: por que os gestores de investimentos estão otimistas com a Bolsa
Mercado
Itaú BBA: por que os gestores de investimentos estão otimistas com a Bolsa

Em relatório, a classificação de sentimento do Ibovespa ficou a 7,09, abaixo da pesquisa anterior

30/04/2026 | 15h10 | Por Beth Moreira
Alta das bolsas americanas acende alerta sobre o fim da queda do dólar, diz estrategista da Avenue
Mercado
Alta das bolsas americanas acende alerta sobre o fim da queda do dólar, diz estrategista da Avenue

Temporada de balanços reforça interesse por empresas de tecnologia e pode reduzir o fluxo para mercados emergentes como o Brasil

30/04/2026 | 15h01 | Por Daniel Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador