O que este conteúdo fez por você?
- Pesquisa mostra que 88% dos escritórios de investimentos captaram clientes durante o mês de março
- No entanto, a maioria afirma que os clientes diminuiram o valor do portfólio sob gestão
- Todos os escritórios estão contentes com os serviços oferecidos pelas corretoras durante a crise
Mesmo em meio à crise causada pela pandemia da covid-19, os escritórios de investimentos conquistaram mais clientes. É o que mostra uma pesquisa divulgada em primeira mão pelo E-Investidor: apesar da queda de 40% na B3 no mês de março, 88% dos escritórios entrevistados captaram novos clientes durante o mês.
Leia também
Destes, 63% relataram um aumento maior ou igual a 5% na sua base de clientes. Os dados foram coletados pela plataforma de controle de investimentos Gorila com 50 escritórios na primeira semana de abril.
Quando o assunto é ativos sob gestão, no entanto, o cenário não foi tão positivo e a maioria viu o valor diminuir no mês. No total, 75% deles confessaram que a variação foi negativa no período – apenas 19% viram seu capital subir.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Vale ressaltar que os número refletem em uma pesquisa divulgada recentemente pela B3 sobre a evolução dos dos investidores pessoa física na bolsa. Nela, é mostrado que a base de investidores foi de 1,6 mi de pessoas em fevereiro para 1,9 mi em março.
Em relação ao valor investido, o estudo da B3 aponta que a posição total deles no mercado diminuiu de R$ 331 bi para R$ 257 bi no mesmo período. Além disso, destaca-se que o saldo médio dos investidores diminuiu de R$ 11 mil para R$ 8 mil.
Mudança no portfólio e relacionamento com as corretoras
Em relação às estratégias tomada pelos clientes, a pesquisa do Gorila aponta que 71% dos escritórios declararam que os clientes não realizaram mudanças no portfólio e 19% aumentaram o risco.
Enquanto isso, apenas 9% deles diminuíram o risco nas carteiras por necessidade de liquidez, ansiedade ou alguma discordância nas recomendações dos profissionais por conta da brusca queda na bolsa.
A única unanimidade do levantamento foi a respeito do relacionamento dos escritórios com as plataformas de investimentos. Segundo as respostas, todos eles afirmaram que os sistemas atenderam às necessidades durante a crise. Para eles, serviços como Whatsapp, Zoom, Skype e, principalmente, “Lives”, têm ajudado na retenção de clientes.
Publicidade
Entre as plataformas citadas estão a Ágora Investimentos, BTG Pactual, Clear Corretora, Genial Investimentos, Guide Investimento, Modalmais, Rico, Órama, Warren e XP Investimentos.
“Com a desvalorização do portfólio, podemos dizer que as principais estratégias usadas pelos profissionais de investimentos envolveram transparência, apoio emocional, informação, proximidade e contato pessoal, ainda que de maneira virtual”, diz Guilherme Assis, CEO do Gorila.