Mercado

Fechamento de mercado: Preocupações com pandemia voltam a pressionar bolsas

Tela com as cotações de ativos na bolsa de valores (Foto: Evanto Elements)
  • As bolsas da Europa fecharam em queda, reagindo ao dado fraco do PMI Composto da zona do euro, que voltou a indicar retração da atividade na leitura prévia de janeiro
  • No Brasil, a dinâmica de mercado voltou a ser de maior aversão ao risco, com preocupação em relação ao cenário fiscal e atenção à pandemia ditando o ritmo dos negócios

As preocupações com os impactos da pandemia na econômica global neste início de ano penalizaram os ativos de risco nesta sexta-feira. As bolsas da Europa fecharam em queda, reagindo ao dado fraco do PMI Composto da zona do euro, que voltou a indicar retração da atividade na leitura prévia de janeiro. Nos EUA, os índices também seguiram tendência negativa, embora a expectativa pela aprovação do novo pacote fiscal de estímulo tenha limitado as perdas.

No Brasil, a dinâmica de mercado voltou a ser de maior aversão ao risco, com preocupação em relação ao cenário fiscal e atenção à pandemia ditando o ritmo dos negócios. No fim do pregão, o índice tinha queda de 0,8%, aos 117.380 pontos e giro financeiro de R$ 33,5 bilhões.

A boa notícia do dia foi a chegada de 2 milhões de doses de vacinas importadas da Índia, além da aprovação pela Anvisa de novo lote da Coronavac. No câmbio, o dólar subiu forte, fechando com alta de 2,14%, aos R$ 5,48.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na semana que vem, a agenda doméstica conta com o IPCA-15 de janeiro, ata do COPOM e a pesquisa Pnad Contínua referente ao mês de novembro. Nos EUA, destaque para decisão de política monetária do FOMC. Vale lembrar que na segunda-feira, 25, não haverá pregão na bolsa em função de feriado na cidade de São Paulo.