Os mercados nos Estados Unidos e Europa ficaram fechados nesta segunda-feira em decorrência dos
feriados de fim de ano. Assim, em dia de agenda econômica esvaziada e de poucas notícias no exterior, o
Ibovespa teve uma sessão de realização de lucros, em meio à baixa liquidez.
Leia também
Após acumular alta de mais de 6,5% na semana passada, o principal índice da bolsa brasileira fechou em queda de 0,87% na sessão de hoje, aos 108.738 pontos e giro financeiro de R$ 14,5 bilhões.
Os investidores monitoraram notícias sobre a transição do governo federal, com um fluxo de notícias também reduzido, e a divulgação do Relatório Focus do Banco Central, que mostrou mais uma rodada de deterioração das expectativas para PIB e inflação. Para a atividade econômica, as projeções de crescimento do PIB foram reduzidas tanto para 2024 quanto para 2025, enquanto para o IPCA as expectativas aumentaram para o período de 2023 a 2025.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Essa visão pessimista também implicou em um real mais fraco para 2023 e 2024, bem como taxas de juros mais altas por mais tempo, com a taxa Selic para 2023 subindo até 12,25% considerando apenas as revisões dos últimos cinco dias úteis. Nesse cenário, o dólar frente ao real avançou 0,83% e fechou
cotado a R$ 5,21. E os juros futuros, após acumularem cinco sessões de queda na semana passada, tiveram alta firme desde a abertura.