O que este conteúdo fez por você?
- No exterior, os principais índices acionários encerraram em queda
- No Brasil, o tema fiscal continuou sendo o foco das atenções dos investidores neste início de semana
- Os investidores ficaram na espera da divulgação do Orçamento de 2021 que só ocorreu no final do dia
No exterior, as bolsas da Europa encerraram em queda nesta segunda-feira, em dia de liquidez contida devido ao fechamento do mercado britânico, por conta do feriado local. Nos EUA, a maioria dos índices acionários também encerrou no campo negativo. Investidores seguem repercutindo a decisão do banco central norte-americano, anunciada na semana passada, de mudar a política para inflação, em uma medida que deixará juros baixos por um longo tempo.
Leia também
No Brasil, o tema fiscal continuou sendo o foco das atenções dos investidores neste início de semana. Os investidores ficaram na espera da divulgação do Orçamento de 2021 que só ocorreu no final do dia.
Entre os destaques deste documento temos o anúncio do novo salário mínimo que não prevê aumento real, a expectativa do governo de alta de 3,2% do PIB em 2021 e a previsão de déficit primário de R$ 237 bilhões no setor público consolidado no ano que vem.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Neste documento, o governo se comprometeu com o cumprimento do teto dos gastos, mas não forneceu informações sobre o Renda Brasil, que em função de divergências entre o governo e a equipe econômica, será revisto e divulgado em outro momento.
Esta divulgação praticamente não alterou o comportamento dos ativos domésticos, com o dólar e juros futuros mantendo o ritmo de alta e o Ibovespa em queda. Ao final do pregão, o Ibovespa encerrou aos 99.369 pontos, com queda de 2,72%. Na agenda desta terça-feira, destaque para a divulgação do PIB do 2T20.