Mercado

Small caps: por que EspaçoLaser teve o pior desempenho em fevereiro

A redução do poder de compra dos brasileiros é uma das principais causas, segundo analistas

Small caps: por que EspaçoLaser teve o pior desempenho em fevereiro
No acumulado do mês de fevereiro, as ações da Espaçolaser apresentou uma queda de 28,3% (Foto: Envato Elements)
  • De acordo com o levantamento feito pelo Yubb, buscador de investimentos do País, e enviado com exclusividade para o E-Investidor, as ações da rede de depilação a laser caíram 28,34% no acumulado do mês de fevereiro
  • A pesquisa levou em consideração as variações dos preços dos papéis das empresas que compõem o índice Small Caps (SMLL) durante o período do dia 1º de fevereiro até o dia 28 do mesmo mês
  • Entre as empresas que mais apresentaram retorno, as ações da Kepler Weber (KEPL3) foram as que apresentaram melhor rentabilidade com ganhos de 42,85% em fevereiro

O mês de fevereiro não foi positivo para as ações da Espaçolaser (ESPA3). Os papéis da rede de depilação a laser apresentaram a pior rentabilidade de fevereiro entre as empresas que compõem o Índice Small Caps (SMLL). De acordo com o levantamento realizado pelo Yubb, buscador gratuito de investimentos, as ações da companhia sofreram uma desvalorização de 28,3%. Do outro lado da lista, a Kepler Weber (KEPL3) foi o destaque ao registrar ganhos de 42,8% durante o mesmo período.

O levantamento, enviado com exclusividade ao E-Investidor, levou em consideração as variações dos preços dos papéis das empresas durante o período de 1º de fevereiro até o dia 28 do mesmo mês. O resultado é que, na lista das piores performances, as ações da Espaçolaser ficaram em primeiro lugar.

Na avaliação de Rafael Bombini, especialista em renda variável da EWZ Capital, um dos pontos que pode ter pesado de forma negativa para a empresa foi o uso da arrecadação do seu IPO (Oferta Pública Inicial) para o pagamento de dívidas. “Todo o dinheiro captado foi usado para pagar as parcelas de novas unidades que eles haviam adquirido e também para pagar os franqueados”, afirma Bombini.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Embora a oferta tenha ocorrido em fevereiro de 2021, o especialista em renda variável acredita que a estratégia pode ter dificultado a recuperação dos ativos da companhia. “O que a empresa estava fazendo antes de abrir capital não estava gerando lucro”, acrescenta Bombini.

O ambiente macroeconômico, com aumento da inflação e alta taxa de juros, também prejudicou a performance dos papéis da Espaçolaser. Max Bohm, head de Small Caps do TC, explica que, como a companhia atua no setor de serviços, o movimento de alta de juros pode retrair o interesse do consumidor pelos serviços. “Como a renda vem de um serviço discricionário (não essencial), é uma empresa que sofre com a postergação do consumo”, avalia Bohm.

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação, alcançou o patamar de 10,38% no acumulado dos últimos 12 meses referente ao último mês de janeiro. Para tentar controlar a alta dos preços, o Banco Central (BC) segue em movimento de alta de juros desde março de 2021. O último reajuste aconteceu no início de fevereiro deste ano quando o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC estabeleceu a taxa Selic para 10,75% ao ano.

“O aumento dos juros, principalmente dos juros futuros, não afeta apenas a Espaçolaser. A alta impacta todas as ações de Small Caps que são empresas com grande crescimento (previsto) no futuro”, ressalta o head do TC.

Confira as 10 ações de Small Caps com as piores rentabilidades em fevereiro

Empresa Retorno no acumulado de fevereiro*
Espaçolaser (ESPA3) -28,3%
Qualicorp (QUAL3) -26,6%
Armac Locação Logística e Serviços (ARML3) -24,4%
Tenda (TEND3) -24,2%
Westwing Comércio Varejista (TEND3) -23,9%
Mitre Realty (MTRE3) -22,0%
Lojas Quero-Quero (LJQQ3) -22,0%
Multilaser Industrial (LJQQ3) -20,1%
Méliuz (CASH3) -19,7%
Even (CASH3) -18,6%
Fonte: Yubb/*Retorno no acumulado de fevereiro referente ao período de 01/02/2022 até 28/02/2022

Logo depois da Espaçolaser (ESPA3), as da Qualicorp foram as que apresentaram a segunda pior performance durante o mês de fevereiro, ao registrar uma queda de 26,6% no cumulado do mês. Já no cenário oposto, as ações da Kepler Weber (KEPL3) se destacam ao registrar ganhos de 42,8% no preço das ações. De acordo com Mário Goulart, analista da O2 Research, a empresa tem apresentado um fluxo de caixa positivo entre os anos de 2018 a 2021.

“Em 2018, a margem de lucro era de quase 2%. No fim de 2021, a margem da empresa foi de quase 13%. O faturamento mais que dobrou desde 2018 (até 2021)”, destaca Goulart. A empresa com sede em São Paulo atua na produção de sistema de armazenagem e conservação de grãos. Segundo o analista da O2 Research, devido às características da sua atividade, a companhia se beneficia com esse movimento de valorização.

Publicidade

“As commodities agrícolas estão em forte alta devido à disrupção das cadeias globais no ano passado e também por causa da guerra entre Rússia e Ucrânia”, explica Goulart. De acordo com ele, os dois países do leste europeu são grandes exportadores de grãos do mundo. “A Ucrânia, por exemplo, é um grande fornecedor de trigo e o quarto maior exportador de milho do mundo”, acrescenta.

O cenário refletiu na performance do Índice Teva Ações Commodities Brasil que reúne as empresas produtoras e exportadoras de commodities. No acumulado do ano até o último dia 7, os dados da Teva Indice mostram que o ETF apresentou ganhos de 9,3%, enquanto o Ibov registrava uma alta de 6,5% durante o mesmo período.

Confira as 10 ações de Small Caps com as melhores rentabilidades em fevereiro

Empresa  Retorno no acumulado de fevereiro*
Kepler Weber (KEPL3) 42,9%
Sul America (SULA11) 39%
Pague Menos (PGMN3) 30,8%
OceanPact (OPCT3) 26,1%
Brasilagro (AGRO3) 24,8%
Log-In (LOGN3) 20,4%
Companhia Brasileira de Aluminio (CBAV3) 18,7%
Enauta (ENAT3) 15,6%
Cielo (CIEL3) 15,5%
Valid (VLID3) 14,2%
Fonte: Yubb/*Retorno no acumulado de fevereiro referente ao período de 01/02/2022 até 28/02/2022

Recomendações

Para os próximos meses, Bohm acredita que as ações de small caps devem sofrer ainda mais volatilidade devido ao cenário macroeconômico, com a perspectiva de novas altas de juros e conflitos políticos. Para ele, as companhias consideradas “cíclicas domésticas” que dependem do poder de compra do consumidor, como a Espaçolaser, são as mais suscetíveis. No entanto, há outras empresas com potencial de ganhos.

“As small caps ligadas a commodities tendem a performar melhor. Estamos vendo preços de commodities nas máximas históricas e isso beneficia muito o desempenho de small caps”, afirma Bohm, do TC. Por isso, ele recomenda a compra das ações da 3R Petroleum Oleo E Gas SA (RRRP3), Aura Minerals (AURA33), Companhia Brasileira de Alumínio (CBAV3) e Companhia de Ferro Ligas da Bahia – Ferbasa (FESA4).

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos