Mercado

Veja como será o funcionamento dos bancos e da B3 durante o Carnaval

Após o pregão da próxima sexta (12), a B3 só deve retomar suas operações às 13h da quarta-feira (17)

(Foto: Divulgação B3)
  • Como medida para tentar conter o avanço da covid-19, o governo de São Paulo cancelou o ponto facultativo no feriado 
  • A BM&FBovespa retomará as negociações e o registro a partir das 13h do dia 17. No caso do Tesouro Direto, a negociação com conhecimento de preços terá início às 14h e término às 18h
  • Nas agências bancárias também não haverá atendimento ao público nos dias 15 e 16, segunda e terça-feira de Carnaval

O mercado financeiro não deve ter expediente no Carnaval de 2021, mesmo após governos e prefeituras de vários estados do País terem cancelado o ponto facultativo no feriado como medida para tentar conter o avanço da covid-19.

A bolsa de valores brasileira, por exemplo, não fez alterações no calendário de feriados e, portanto, não haverá negociações nos tradicionais dias de folia.

Após o pregão da próxima sexta-feira (12), a B3 deve retomar as atividades apenas na quarta (17), em horários especiais. O segmento BM&FBovespa, retomará as negociações e o registro a partir das 13h. No caso do Tesouro Direto, a negociação com conhecimento de preços terá início às 14h e término às 18h.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No caso do segmento Cetip UTVM, a Bolsa informa que, para operações de balcão sem contraparte central garantidora, será mantido o horário normal de funcionamento para todos os seus subsistemas. Já nas operações de derivativos de balcão com contraparte central garantidora, o registro terá início às 13h.

Funcionamento dos bancos

Nas agências bancárias também não haverá atendimento ao público nos dias 15 e 16, segunda e terça-feira de Carnaval, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O expediente voltará na quarta-feira de cinzas (17), às 12h, e encerrado no horário normal de fechamento das agências.

Já nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, a federação informa que o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento.

“A Febraban orienta os clientes a utilizarem os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências”, diz o comunicado enviado à imprensa.

Como pagar contas no feriado

Para quem possui contas de consumo, como água, energia, telefone e carnês com vencimento em 15 ou 16 de fevereiro, será possível realizar o pagamento, sem acréscimos, na quarta-feira (17).

“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais”, diz o comunicado da Febraban, instituição que representa os bancos.

Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão para os consumidores é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.