Publicidade

Mercado

Google, Amazon, Apple e Facebook são desafio de regulação, diz Banco Central

Relatório de estabilidade bancária do BC apontou preocupações com a rápida entrada das big techs no mercado brasileiro

Google, Amazon, Apple e Facebook são desafio de regulação, diz Banco Central
O Googgle (ao lado de Amazon, Apple e Facebook) constitui um desafio de regulação ao mercado financeiro brasileiro, segundo o Banco Central. (Dado Ruvic/ Illustrator/ Reuters)
  • BC indica que big techs trazem o desafio de equilibrar estabilidade financeira, competição e proteção de dados
  • Banco Central também vê crescimento das fintechs como desafio à regulação no mercado financeiro global
  • No Brasil, fintechs ganharam recentemente a permissão para emitir cartão de crédito

(Aline Bronzati, Estadão Conteúdo) – As bigtechs estão ingressando no mercado financeiro brasileiro de forma rápida e representam um ‘grande desafio’ para a regulação, destaca o Banco Central em Relatório de Estabilidade Bancária (REB), publicado nesta quinta-feira (4). São gigantes da tecnologia como Apple, Google, Facebook e Amazon e que passaram a operar com produtos e serviços financeiros, abrindo uma nova frente de concorrência para os bancos.

Diferente de novos entrantes, que começam pequeno, as bigtechs possuem uma grande base de consumidores, fácil acesso a informações e modelos de negócio robustos. “Essas diferenças podem ser um grande desafio na regulação das bigtechs em relação aos bancos”, avalia o BC, no relatório de estabilidade bancária.

A autoridade monetária vê a chegada das bigtechs como uma forma de agregar ganhos de eficiência ao sistema financeiro brasileiro e ainda fomentar a inclusão social. Pondera, contudo, que os pesos pesados da tecnologia mas também trará novos e complexos trade-offs (escolhas) entre estabilidade financeira, competição e proteção de dados.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As bigtechs têm entrado no mercado primeiro pelo setor de meios de pagamentos. Depois, avançam para empréstimos, seguros e outros produtos financeiros. Esses grupos têm atuado, conforme o BC, de duas formas, diretamente ou em parceria com instituições financeiras.

Para o BC, o rápido desenvolvimento e crescimento de escala das fintechs apresenta grandes desafios para os reguladores em todo o mundo. “A resposta, ainda nos estágios iniciais, está vindo de forma inovadora, mas é cedo para avaliar se todos os riscos estão sendo endereçados”, diz a autoridade monetária.

Um dos grandes testes virá da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, que deve aumentar o índice de inadimplência, pesando, principalmente, para novatas que operam em crédito. Além disso, a turbulência dificultou e encareceu as linhas de funding das fintechs, cujo modelo de negócio é alavancado e depende de rodadas de captação de recursos.

BC editou duas resoluções para apoiar fintechs e startups

Nesse sentido, o BC editou duas resoluções para apoiar as novatas. Além de permitir que as fintechs passassem a emitir cartões de crédito, permitiu que as mesmas operassem linhas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O prazo da chamada pública para seleção dos fundos de crédito para micro, pequenas e médias empresas e que terão aporte de R$ 4 bilhões terminava ontem (3), mas foi estendido até 10 de junho.

O mercado brasileiro contava com mais de 600 startups intensivas no uso de tecnologia digital em junho do ano passado, conforme o Radar FintechLab, mencionado no relatório de estabilidade bancária. O número representa aumento de 33% desde a última pesquisa, feita em 2018.

O BC afirma que continua analisando vários cenários para a organização futura do sistema financeiro e acompanhando sua transição. “As oportunidades criadas durante esse processo transitório de inovação são mais bem aproveitadas – e seus ganhos mais bem distribuídos – se a atuação do regulador não for inibidora nem permissiva”, conclui.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos