O que este conteúdo fez por você?
- Jeff Bezos quer que sua empresa permaneça obcecada pelo cliente, não pelos concorrentes
- Empresa atingiu maior valor de mercado com o crescimento de seus serviços durante a pandemia de coronavírus
- Leia a íntegra da mensagem de Bezos na assembleia anual de acionistas da Amazon
Qual a visão que um CEO tem para os próximos 10 anos da sua empresa? Se a empresa é a Amazon e o CEO, Jeff Bezos, a resposta importa não apenas para colaboradores, clientes e acionistas, para o mercado e o mundo todo. Nesta quarta-feira (27), na assembleia anual de acionistas da Amazon, Jeff Bezos resumiu sua visão para a próxima década da empresa. “Eu sempre incentivo as pessoas, quando pensam em 10 anos, a fazer a pergunta: o que não vai mudar?”, afirmou o empresário, em mensagem reproduzida pelo site Business Insider.
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Em uma explanação de 354 palavras, Bezos explicou o seu ponto. Disse que o que não deve mudar em momento algum na Amazon é a obsessão pelo cliente. Deve ser muito maior do que a obsessão pelo concorrente ou por adivinhar qual a próxima tecnologia irá mudar o mundo.
“Estamos dispostos a falhar. E essa vontade de falhar não vai mudar daqui a 10 anos. O tamanho do nosso fracasso deve continuar aumentando à medida que continuamos a fazer coisas ousadas. Mas o centro de tudo isso, o que puxa tudo isso junto é ser obcecado pelo cliente. E isso é realmente protetor da nossa cultura – mesmo em um horizonte de 10 anos”, afirmou.
Amazon e Bezos se tornarão ainda maiores durante a pandemia
O crescimento da Amazon especialmente ao longo da pandemia de coronavírus comprovou que a empresa se preparou para atender os clientes mesmo em condições até pouco tempo atrás inimagináveis fora da ficção científica, de pessoas enclausuradas em casa e atividade econômica presencial restrita.
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A empresa atingiu seu maior valor de mercado graças ao aumento das compras on-line, o fortalecimento do serviço de streaming Amazon Prime e a demanda maior pelo armazenamento em nuvem oferecido pelo Amazon Web Services. Analistas de mercado apontam que a Amazon – como também os concorrentes mais diretos, Google e Microsoft – sairão maiores ainda da pandemia.
O crescimento da empresa também turbinou a fortuna de Jeff Bezos, ampliada em US$ 32,1 bilhões somente neste ano. Riqueza que coloca o empresário como o mais provável primeiro trilionário do mundo, marca a ser atingida em 2026, pouco além do meio do caminho para os próximos 10 anos da Amazon.
A íntegra da mensagem de Bezos sobre os próximos 10 anos da Amazon
“Bem, certamente em 10 anos muitas coisas evoluirão, a tecnologia mudará. Machine learning. A tecnologia, em particular, evoluirá de maneira muito significativa no horizonte de dez anos. Mas eu sempre incentivo as pessoas, quando pensam em 10 anos, a fazer a pergunta: o que não vai mudar?
Essa é realmente a pergunta mais importante. Você pode criar estratégias em torno de coisas que serão estáveis no tempo. Nessa visão de 10 anos, há muitas coisas na Amazon que não vão mudar. Uma delas, talvez a mais importante, é que permaneceremos obcecados pelo cliente em vez de obcecados pelo concorrente. Vamos trabalhar para manter essa cultura.
Somos pacientes, por isso estamos dispostos a reservar um tempo para fazer as coisas. Nós somos inventivos. É muito importante manter isso no horizonte de 10 anos. Quando você se encontra entre uma pedra e um lugar difícil, a saída é inventar a saída. Essa equipe é muito inventiva.
Estamos dispostos a falhar. E essa vontade de falhar não vai mudar daqui a 10 anos. O tamanho do nosso fracasso deve continuar aumentando à medida que continuamos a fazer coisas ousadas. Mas o centro de tudo isso, o que puxa tudo isso junto é ser obcecado pelo cliente. E isso é realmente protetor da nossa cultura – mesmo em um horizonte de 10 anos.Se você é obcecado por concorrentes e se considera um líder em alguma arena, é muito fácil perder sua motivação. Você já está à frente, por que você deve correr? Se você é obcecado pelo cliente, se essa é a sua motivação, é muito sustentável.
Mesmo como líder, seus clientes estão sempre insatisfeitos. Eles sempre querem algo melhor.
E, portanto, é muito motivador ao longo da jornada. Então, você sabe, continuaremos trabalhando para conseguir as pessoas certas. Pessoas que gostam dessa abordagem. Pessoas motivadas pela obsessão do cliente. Pessoas que gostam de inventar. Eles têm mente de iniciantes, mesmo que sejam especialistas.
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Essas são as coisas que permanecerão as mesmas por mais de 10 anos. Se conseguirmos manter essa cultura, essa obsessão do cliente, a visão de 10 anos se enquadrará com o tempo.
Então, eu estou super empolgado com isso. ”