Mercado

Tchau, B3: entenda como será a reorganização societária do Inter

Empresa prepara seu salto para a Nasdaq e deixará de ter ações listadas na Bolsa brasileira

Tchau, B3: entenda como será a reorganização societária do Inter
O Inter é o único banco digital na B3 (Foto: Rafapress/Shutterstock)
  • Nesta quinta-feira (07), a instituição financeira explicou, em fato relevante, como será sua reorganização societária para deixar a Bolsa brasileira e chegar à Nasdaq
  • Os papéis serão listados nos EUA, mas terão BDRs (títulos que representam ações de empresas estrangeiras) disponíveis na B3
  • Os investidores que atualmente detém as ações preferenciais, ordinárias ou units do Inter, poderão escolher entre trocar por esses BDRs ou receber o montante em reais (opção cash-out)

O Inter (BIDI11) já ensaia sua despedida da B3. Nesta quinta-feira (07), a instituição financeira explicou, em fato relevante, como será sua reorganização societária para deixar a Bolsa de Valores brasileira e chegar à Nasdaq. Até às 13h14, os papéis haviam saltado 5,56%, aos R$ 43,86, na esteira da divulgação da nova configuração da empresa.

Os bancos que atuarão como assessores em todo o processo serão o Bank of America, Bradesco BBI, JP Morgan e Itaú. No final, a base acionária será migrada para a Inter Platform Inc, sociedade constituída de acordo com a jurisdição das Ilhas Cayman, que terá papéis listados nos Estados Unidos e BDRs (títulos que representam ações de empresas estrangeiras) disponíveis na B3.

Na Nasdaq, a Inter Platform terá dois tipos de ações a serem negociados: a ‘Classe A’, que dará direito a 1 voto por ação, e a ‘Classe B’, exclusiva ao acionista controlador do Inter, que dará direito a 10 votos por ação. Portanto, os BDRs negociados na Bolsa brasileira serão lastreados nas ações ‘Classe A’.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os investidores que atualmente detêm as ações preferenciais, ordinárias ou units do Inter, poderão escolher entre trocar por esses BDRs ou receber o montante em reais (opção cash-out). O valor a ser pago por cada tipo de papel, entretanto, será definido em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), ainda sem data para acontecer.

Segundo o Inter, cada titular de ação ordinária e ação preferencial do Inter, incluídos os titulares de units, após a conclusão da Reorganização Societária, manterá a mesma participação proporcional no capital social total da Inter Platform que detinha no capital social total no Inter imediatamente antes da conclusão da Reorganização Societária, exceto pelos efeitos do pagamento da ‘Opção Cash-Out’ e do exercício do ‘Direito de Recesso’.

O direito de recesso acontece quando o acionista minoritário discorda do resultado da AGE e, assim, tem a opção de se retirar da sociedade e ser reembolsado em dinheiro.

Regras e prazos

Até cinco dias úteis após a AGE de reorganização, os acionistas que optarem por receber o montante em dinheiro poderão trocar pelo recebimento de BDRs e vice-versa.

“Terminado o Período de Opção, o acionista do Inter que tenha escolhido a Opção Cash-Out (i) não poderá migrar para a Opção BDR e vice-versa, e (ii) não poderá negociar com as suas ações até o pagamento do Cash-out, cuja data de pagamento será oportunamente divulgada pelo Inter”, afirma a empresa, no fato relevante.

É importante lembrar que o investidor que optar por BDRs poderá se desfazer deles a qualquer momento. As informações a respeito do processo a ser seguido para o desfazimento desses recibos serão divulgadas pela empresa em momento ‘oportuno’.

Publicidade

A migração do Inter para a Nasdaq está condicionado ao término do processo de pagamento do cash-out, que não poderá exceder um montante que será pré-estabelecido, à aprovação de listagem de BDRs, além das aprovações em torno da reorganização societária em AGE e listagem nos EUA.

“A conclusão da reorganização societária depende de diversos fatores fora do controle da Inter Platform e do Inter, não sendo possível estimar com precisão se e quando  será concluída. Contudo, Inter e Inter Platform envidarão esforços para conclusão da reorganização societária com a maior celeridade possível”, diz o Inter.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos