Mercado

“Este é o melhor momento para ajudar o investidor”

Leandro Miranda, do Bradesco, comenta parceria com o Estadão

"O E-Investidor vai entregar a informação com olhar do que fazer nos momentos de mercado com a percepção jornalística", diz Miranda (Foto: Egberto Nogueira/Imã Foto Galeria)
  • "A velocidade do impacto é única. As bolsas nunca caíram tanto e tão rapidamente"
  • "Há um excesso de fontes e a proliferação de fake news. Conteúdo é fundamental para entender onde estamos"
  • "O modelo Estadão e Ágora Investimentos preserva a isenção de todas as formas possível"

O que um bacharel em direito faz no mercado financeiro? No caso de Leandro Miranda, diretor-executivo do Banco Bradesco, responsável pela Ágora Investimentos, o diploma universitário não o prendeu no departamento jurídico. Desde o início de carreira, no começo dos anos 1990, ele se interessou pela parte ativa das operações e migrou de setor.

Miranda se tornou um especialista em renda fixa. Em 2011, desembarcou no Bradesco BBI, o braço de investimentos do Banco voltado aos negócios. Desde então, assumiu o comando da área até se tornar diretor-executivo da instituição financeira e comanda a Ágora, a casa de investimentos com produtos próprios e de terceiros, que detém mais de 383,8 mil clientes e R$ 60,5 bilhões de ativos sob custódia.

Nesta entrevista, o executivo fala sobre o momento da bolsa de valores e explica a parceria entre o Estadão e a Ágora.

E-Investidor: O sr. já tinha passado por uma crise como esta?

Leandro Miranda: Realmente como essa não. Uma global parecida foi a de 2008, que atingiu todo o mercado financeiro, um sistema que distribui liquidez. Ela impactou em inúmeras regulações. Hoje temos sistemas mais saudáveis, com transparência e maior qualidade dos ativos.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Essa crise afeta economias globais, mas é menos severa que a de 2008. Ela vai mudar hábitos, com as pessoas à distância para a preservação da saúde. Vai mudar a forma de se reunir e tomar decisão. Mas só ações de bancos centrais não serão suficientes. É preciso que governos ajudem empresários e encontrem formas de contribuir com os menos alentados.

E-Investidor: A velocidade desta crise parece mais rápida que a de 2008, não?

Leandro Miranda: Há 10 anos as bolsas atingiram níveis máximos históricos. Alguns países estavam com taxas de juros negativas e o crescimento estava ligado ao aumento de consumo nos EUA. Em algum momento haveria uma correção. Mas o gatilho ninguém sabia. Veio de um problema para a saúde pública mundial. Mas a velocidade dos impactos é única.

As bolsas nunca caíram tanto e tão rapidamente. A tecnologia acelerou a tomada de decisão. As pessoas têm muita informação, mas não são bem informadas. Há um excesso de fontes e a  proliferação de fake news. Esse é um dos motivos de estabelecermos a parceria com o Estadão. Conteúdo é fundamental para entender onde estamos e também para tomar a melhor decisão para a gestão do patrimônio.

E-Investidor: Quais são os diferenciais desta parceria?

Leandro Miranda: A parceria é diferente das outras porque muitos dos nossos concorrentes têm comprado plataformas de conteúdo, o que prejudica a isenção. Enxergamos como conflito de interesse. O modelo Estadão e Ágora Investimentos preserva a isenção de todas as formas possível. O E-Investidor vai entregar a informação com olhar do que fazer nos momentos de mercado com a percepção jornalística. 

E-Investidor: Como evitar o pânico em um momento em que as bolsas de valores mudam de direção rapidamente?

Leandro Miranda: As pessoas procuram informação e assessoria financeira. É uma demanda sensível e respondemos com esse posicionamento único no mercado. Este é o melhor momento para ajudar o investidor.