Publicidade

Mercado

Veja o motivo da Weg (WEGE3) ser eleita a melhor empresa para investir

Empresa vê no setor de carros elétricos uma nova frente de investimentos

Veja o motivo da Weg (WEGE3) ser eleita a melhor empresa para investir
Weg é uma das melhores empresas para se investir em 2022. Foto: Amanda Perobelli/Reuters
  • Tamanha oportunidade faz os investidores apostarem na valorização da Weg, que tem um dos maiores indicadores de preço sobre valor patrimonial da ação na bolsa
  • No ano passado, a Weg registrou um crescimento de 34,9% na receita em relação a 2020
  • A mobilidade elétrica também abre caminho para a Weg capturar oportunidades em seus segmentos tradicionais de atuação na área de energia, como distribuição e geração

(Wilian Miron) – Em franca expansão, o mercado de carros elétricos deve abrir uma nova avenida de crescimento para a Weg (WEGE3) nos próximos anos, permitindo que a empresa ofereça produtos e serviços em diversos pontos da cadeia da chamada mobilidade elétrica. A afirmação é do diretor-presidente, Harry Schmelzer Júnior. “Em nossa visão essa tendência é irreversível. Uma parcela importante de veículos de carga ou transporte de pessoas nos grandes centros pelo mundo será dos elétricos”, afirma Schmelzer Júnior.

Tamanha oportunidade faz os investidores apostarem na valorização da Weg, que tem um dos maiores indicadores de preço sobre valor patrimonial da ação na bolsa, o famoso P/VPA. Mais do que isso, a fabricante de motores elétricos é a primeira colocada no Prêmio Broadcast Empresas feito pela Agência Estado em parceria com a FGV EESP, referente ao ano de 2021. Veja o ranking completo com as 10 melhores empresas para investir.

A companhia levou para casa mais dois troféus, nas categorias especiais Novo Mercado e Sustentabilidade, por ser a mais bem colocada no ranking a também pertencer aos índices respectivos IGC-NM e ISE, da B3. “É uma grande satisfação chegar ao topo do ranking”, diz o executivo, lembrando que nas últimas duas edições, de 2019 e 2020, a Weg ficou na segunda posição.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No ano passado, mesmo em meio às condições adversas de mercado, provocadas pela pandemia de coronavírus, a Weg registrou um crescimento de 34,9% na receita em relação a 2020. Para este ano, apesar das previsões de crescimento em ritmo menor para o Produto Interno Bruto (PIB), a empresa acredita que continuará entregando resultados positivos, puxados especialmente pelos segmentos de novos negócios e pelas exportações. “Temos boas oportunidades vindas dos novos negócios”, afirma Schmelzer.

De acordo com o executivo, esse cenário tem levado a Weg a seguir com o plano de investimentos para 2022, que prevê o aporte de R$ 1,5 bilhão em modernização e automação industrial, robotização das operações e em projetos para aumentar a capacidade de produção no País. “Colocaremos esforços no desenvolvimento de produtos mais eficientes”, diz o executivo, citando motores elétricos, processos e serviços voltados à indústria 4.0, sistemas de armazenamento de energia por baterias, tração elétrica para ônibus e caminhões e sistemas para recarga de baterias para veículos elétricos.

A mobilidade elétrica também abre caminho para a Weg capturar oportunidades em seus segmentos tradicionais de atuação na área de energia, como distribuição e geração, uma vez que essa tendência demanda redes mais robustas e maior produção de eletricidade. Na avaliação do executivo, o País tem condições de sobra para ocupar lugar de destaque nesse segmento, uma vez que por aqui existe uma cadeia de produção bem desenvolvida e volume de vendas de automóveis capaz de viabilizar o desenvolvimento de novos produtos e serviços. “Se tivermos as políticas certas e demanda, teremos condições de transformar o País num player global de veículos de transporte urbano elétricos”, comentou.

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em 2021 os automóveis elétricos e híbridos responderam por 1,8% das vendas de veículos leves, mas em 2035 podem responder por até 65% dos emplacamentos no País.

Para atender a este segmento, a companhia tem atuado no fornecimento de sistemas de tração elétrica (powertrain) e armazenamento em baterias para os automóveis. Na outra ponta dessa cadeia, a Weg vislumbra oportunidades na fabricação de equipamentos para estações de recarga e infraestrutura de rede para atender aos eletropostos. No Brasil, já tem parceria para ser fornecedora oficial de grandes montadoras, como Renault, Peugeot, Citroen, Jeep e Fiat. No exterior, iniciou a exportação para a Argentina, para atender aos veículos elétricos da marca DS do Grupo Stellantis.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos