• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Mercado financeiro hoje: 3 assuntos para direcionar seus investimentos no 1º dia de decisões sobre juros

Investidores acompanham indicadores às vésperas da Super Quarta. Confira a agenda completa

Por Luciana Xavier e Maria Regina Silva

17/09/2024 | 8:20 Atualização: 17/09/2024 | 8:20

Imagem: Adobe Stock
Imagem: Adobe Stock

A agenda econômica desta terça-feira (17) se volta ao primeiro dia de reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) e do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), antes das decisões sobre juros. O mercado financeiro hoje também acompanha os números das vendas no varejo e da produção industrial de agosto, além do índice de confiança das construtoras e o discurso da presidente do Fed de Dallas, Lorie Logan. No Brasil, é aguardado o Índice Geral de Preços 10 (IGP-10) de setembro.

Leia mais:
  • "Embate com Musk não ajuda investimento no Brasil", diz Inter
  • Petrobras e outras 2 empresas remuneram acionistas; veja a lista completa
  • Quer ganhar em dólar? Saiba como investir em dívidas nos EUA
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ainda na agenda hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com os presidentes dos Três Poderes para discutir medidas de combate aos incêndios no País. O Tesouro faz leilões de Notas do Tesouro Nacional – Série B (NTN-B, títulos públicos com rendimento atrelado à inflação) e Letra Financeira do Tesouro (LFT, título pós-fixado com rentabilidade atrelada à taxa de juros).

Confira 3 destaques do mercado financeiro hoje

Bolsas internacionais

As bolsas internacionais registram alta generalizada nesta manhã, com investidores atentos aos indicadores americanos, um dia antes da decisão do Fed, que pode marcar o início do ciclo de afrouxamento monetário.

Para a analista Ipek Ozkardeskaya, do Swissquote Bank, o cenário ideal seria um afrouxamento mais tímido. “Mas também estou cada vez mais confusa e penso que a decepção seria tão grande que o Fed poderá – talvez – não se atrever a dar ao mercado apenas um corte de 25 pontos-base”, afirma.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As ações da Intel (ITLC34) avançam mais de 6% no pré-mercado em Nova York, após a empresa anunciar que pretende separar a divisão de fabricação de chips, a Foundry, e torná-la uma subsidiária. Os juros dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) caem pela terceira sessão consecutiva.

As bolsas da Europa sobem, com fraqueza econômica na Alemanha sobreposta por apostas ao Fed. O índice ZEW de expectativas econômicas alemãs caiu para 3,6 pontos em setembro, ante 19,2 pontos em agosto, bem abaixo da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam queda do indicador para 16,6 pontos. A Bolsa de Frankfurt subia 0,78% recentemente.

Commodities

O minério de ferro registra alta de 1,16% em Cingapura. A commodity segue sem operação nas bolsas chinesas devido a um feriado local. O petróleo, por sua vez, está em desvalorização.

Mercado brasileiro

O Ibovespa deve acompanhar o tom positivo das bolsas no exterior, em meio à expectativa de corte de juros nos EUA. O EWZ, principal fundo de índice (ETF) do Brasil negociado em Wall Street, subia 0,40% no pré-mercado em Nova York às 7h22.

No cenário local, o mercado observa a notícia de que o Conselho da Eletrobras (ELET3; ELET6) aprovou uma captação de até R$ 5,4 bilhões. Saiba mais aqui.

O recuo dos rendimentos dos Treasuries e o dólar mais fraco em relação a várias moedas emergentes e ligadas a commodities podem favorecer o real e aliviar a curva de juros. Nos juros futuros, as atenções estão voltadas para o IGP-10, que deve desacelerar para 0,10% em setembro, após uma alta de 0,72% em agosto.

Publicidade

O mercado também repercute as declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que afirmou não ter a intenção de mudar a meta fiscal do governo. Ele reiterou que a alteração da meta de superávit primário para 2025, de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) para 0%, reflete uma perda de R$ 40 bilhões no Congresso Nacional.

Ainda no mercado financeiro hoje deve repercutir a notícia de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na segunda-feira (16), com vetos, a lei que mantém a desoneração da folha de pagamento das empresas que mais empregam no país e de pequenos municípios em 2024, com a previsão de reoneração gradual a partir de 2025.

* Com informações do Broadcast

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Abertura de Mercado
Cotações
03/03/2026 8h58 (delay 15min)
Câmbio
03/03/2026 8h58 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje sobe, petróleo dispara e juros avançam com guerra no Oriente Médio; Petrobras ganha mais de 4%

  • 2

    Como a guerra entre os EUA, Israel e o Irã pode afetar bolsa, dólar e petróleo; ouro e prata sobem quase 3%

  • 3

    Quem é o investidor estrangeiro que banca o rali do Ibovespa rumo aos 200 mil pontos

  • 4

    "O mercado não é mais de oportunidade geral, é de seleção de papéis”, diz Dalton Gardimam, da Ágora

  • 5

    Dólar hoje fecha em alta com guerra no Oriente Médio entre EUA e Irã

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Saque-aniversário do FGTS: nascidos em janeiro têm até este dia para retirar valores em 2026
Logo E-Investidor
Saque-aniversário do FGTS: nascidos em janeiro têm até este dia para retirar valores em 2026
Imagem principal sobre o IPVA SP 2026: quais são as consequências do atraso no pagamento?
Logo E-Investidor
IPVA SP 2026: quais são as consequências do atraso no pagamento?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que são as despesas médicas não confirmadas?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que são as despesas médicas não confirmadas?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que são as despesas médicas não dedutíveis?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que são as despesas médicas não dedutíveis?
Imagem principal sobre o Aposentados do INSS: qual grupo recebe hoje (02)?
Logo E-Investidor
Aposentados do INSS: qual grupo recebe hoje (02)?
Imagem principal sobre o IPVA de São Paulo 2026: datas de vencimentos da terceira parcela já estão liberadas
Logo E-Investidor
IPVA de São Paulo 2026: datas de vencimentos da terceira parcela já estão liberadas
Imagem principal sobre o Gás do Povo: como consultar a situação do vale de recarga pelo App Meu Social
Logo E-Investidor
Gás do Povo: como consultar a situação do vale de recarga pelo App Meu Social
Imagem principal sobre o Bolsa Família libera calendário de março de 2026; veja as datas
Logo E-Investidor
Bolsa Família libera calendário de março de 2026; veja as datas
Últimas: Mercado
Do tarifaço às guerras: em pouco mais de um ano, Trump redefiniu o risco nos mercados globais
Mercado
Do tarifaço às guerras: em pouco mais de um ano, Trump redefiniu o risco nos mercados globais

Tarifas comerciais, pressão sobre o Fed e choques geopolíticos recolocaram a política americana no centro da formação de preços de ativos, do dólar ao petróleo

03/03/2026 | 05h30 | Por Isabela Ortiz
Ibovespa hoje acompanha escalada do preço do petróleo em meio à guerra no Oriente Médio; mercados globais recuam
Mercado
Ibovespa hoje acompanha escalada do preço do petróleo em meio à guerra no Oriente Médio; mercados globais recuam

Discurso do Banco do Japão e dados de energia nos Estados Unidos também entram na rota do mercado

03/03/2026 | 04h30 | Por Igor Markevich
Ibovespa hoje: Petrobras bate maior valor de mercado desde maio de 2024; Braskem cai 3,5%
Mercado
Ibovespa hoje: Petrobras bate maior valor de mercado desde maio de 2024; Braskem cai 3,5%

Ações de petroleiras tiveram pregão positivo, com salto do Brent e do WTI em meio a conflito no Oriente Médio

02/03/2026 | 19h41 | Por Beatriz Rocha
Salto do petróleo pode turbinar geração de caixa de Petrobras, Prio e Brava; veja projeções da XP
Mercado
Salto do petróleo pode turbinar geração de caixa de Petrobras, Prio e Brava; veja projeções da XP

Dentro da sua cobertura, a XP prefere Prio e Petrobras, que oferecem melhor equilíbrio entre risco e retorno

02/03/2026 | 16h41 | Por Beatriz Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador