A agenda econômica desta terça-feira (15) segue acompanhando os balanços do terceiro trimestre no exterior, assim como os discursos de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) Mary Daly, de São Francisco; a diretora Adriana Kugler; e Raphael Bostic, de Atlanta. O BC americano de Nova York traz também o índice de atividade Empire State. No Brasil, o destaque fica com o relatório de produção da Vale (VALE3) no mercado financeiro hoje.
Leia também
Ainda na agenda hoje, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, participa do Uqbar Day 2024. Enquanto isso, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) informa o Monitor do Produto Interno Bruto (PIB) de agosto. Acontecem também os leilões do Tesouro de Notas do Tesouro Nacional – Série B (NTN-B, títulos públicos com rendimento atrelado à inflação) e Letra Financeira do Tesouro (LFT, título pós-fixado com rentabilidade atrelada à taxa de juros).
Confira os 5 assuntos mais importantes do mercado financeiro hoje
Bolsas internacionais
A Agência Internacional de Energia (AIE) cortou sua projeção para o avanço da demanda global por petróleo este ano pelo terceiro mês seguido, diante do menor consumo na China.
As bolsas europeias operam mistas. A Bolsa de Frankfurt, no entanto, sobe após o índice ZEW ter superado as expectativas. No Reino Unido, a taxa de desemprego caiu a 4% e os salários perderam força. Na zona do euro, a produção industrial subiu 1,8% em agosto e superou as previsões.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os futuros de NY operam em queda, após novas máximas históricas dos índices Dow Jones e S&P 500 na véspera.
Balanços
A temporada de balanços segue tomando força nas bolsas internacionais. Nesta terça-feira, é a vez do Bank Of America (BOAC34), Citigroup (CTGP34) e Goldman Sachs (GSGI34) reportarem seus resultados do terceiro trimestre ao mercado.
Commodities
O petróleo despenca mais de 5% após Israel ter garantido aos EUA que não atacará instalações petrolíferas e nucleares do Irã, não afetando a oferta. Já o minério de ferro encerrou em baixa de 0,38% em Dalian, na China.
Os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Petrobras (PETR3; PETR4) perdiam 1,75% no pré-mercado de Nova York às 8h10, enquanto os da Vale cediam 1,71%.
Relatório da Vale
A Vale divulga sua prévia operacional após o fechamento do mercado desta terça-feira (15). Segundo os analistas ouvidos pelo E-Investidor, embora a empresa tenha registrado um bom desempenho no segundo trimestre, os números devem vir mais fracos entre o terceiro trimestre de 2023 e o terceiro trimestre de 2024, devido à queda do preço do minério de ferro. Leia mais nesta matéria sobre a análise dos dividendos da companhia e se vale a pena comprar a ação agora.
Mercado brasileiro
A queda das commodities tende a pesar no Ibovespa nesta terça-feira. O EWZ, principal fundo de índice (ETF, na sigla em inglês) do Brasil em NY, caía 0,97% no pré-mercado às 7h30.
Após alívio dos mercados, na segunda-feira (14), com sinalização positiva do governo no lado fiscal, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin (PSB), garantiu que o governo vai cumprir as regras do arcabouço fiscal. Segundo Alckmin, cortes de gastos para cumprir a meta serão feitos, caso sejam necessários.
Na segunda-feira (14), foi revelado que o governo avalia dois desenhos para as ações de revisão de gastos: um bastante abrangente e arrojado e outro mais restrito, podendo repercutir no mercado financeiro hoje.
Publicidade
* Com informações do Broadcast