A agenda econômica desta segunda-feira (30) traz os números do setor público consolidado e o Boletim Focus. Nos Estados Unidos, o mercado financeiro hoje acompanha índice do Instituto para Gestão da Oferta (ISM) de Chicago de dezembro e vendas pendentes de imóveis em novembro, enquanto na China saem os índices de gerentes de compras (PMI) industrial, de serviços e composto de dezembro pelo NBS.
Leia também
Na agenda doméstica, na quinta-feira (30), será divulgado o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) de dezembro, índice de Confiança Empresarial e indicador de incerteza da economia no Brasil.
Na terça-feira (31), nos EUA, o mercado de títulos opera com horário reduzido em véspera de Ano Novo. Na quarta-feira (1º), feriado do Ano Novo deixa fechado os mercados dos EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha, Portugal, Coreia do Sul e Hong Kong.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na quinta-feira (2), são esperados os PMI da indústria da Alemanha, zona do euro e Reino Unido, além do lucro industrial da China de novembro. Sexta-feira (3), é dia de PMI industrial ISM dos EUA de dezembro e tem discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de Richmond, Tom Barkin.
Confira os destaques de empresas do mercado hoje que você precisa saber
Petrobras (PETR3;PETR4)
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, defendeu ontem, em entrevista ao Canal Livre, na Band News, a exploração na Margem Equatorial brasileira e se disse otimista em conseguir a licença ambiental do Ibama para perfurar o poço FZA-M-59. “Entregamos respostas ao Ibama em uma reunião técnica, como eles queriam. Estamos estudando a área há mais de 10 anos e a Petrobras tem todas tecnologia e recursos para fazer essa exploração”, afirmou.
Sobre preços, a executiva destacou que a empresa continua “fazendo dinheiro depois de abrasileirar os preços”. Ela estimou em cerca de 30% a diferença do preço dos combustíveis na comparação com dezembro de 2022.
Magda destacou ainda que a sua relação com o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, “é muito boa”, e que o político, como representante da União no controle da empresa, “quer saber tudo o que se passa na companhia e torce por nós”.
“Eu busco alinhamento com o acionista majoritário, que é o governo, e com o acionista minoritário, que são meus acionistas privados, e tenho que conversar com os dois”, afirmou.
Banco do Brasil (BBAS3)
A S&P manteve as projeções de crédito do Banco do Brasil em “BB” e em perspectiva estável na escala global. Em âmbito nacional, o banco também tem perspectiva estável, classificado como “brAAA”. A avaliação reflete classificações atribuídas ao Brasil, o que limita maiores perspectivas sobre o BB devido à sua alta exposição ao mercado doméstico.
Publicidade
Ainda no setor, destaque para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que sancionou, sem vetos, a lei que altera a forma de dedução das perdas dos bancos nos cálculos de tributos.
Hypera (HYPE3)
O acionista João Alves de Queiroz Filho atingiu 167.228.598 ações ordinárias da Hypera, representando cerca de 26,40% do capital social da companhia.
São Martinho (SMTO3)
A São Martinho encerrou a moagem de cana-de-açúcar da safra 2024/25. No período, a companhia processou 21,79 milhões de toneladas de cana, volume 1,7% inferior ao guidance divulgado em novembro, mas destacou avanços no mix de produção voltado para o açúcar, aproveitando condições de mercado mais favoráveis.
Oi (OIBR3)
A Oi, em recuperação judicial, celebrou, junto à IHS Brasil, um contrato de Cessão de Infraestruturas (Credor Take or Pay sem Garantia – Opção I) para venda e transferência de uma unidade produtiva isolada (UPI), composta por 100% das ações de emissão da SPE Imóveis e Torres Selecionados.
Americanas (AMER3)
A Americanas, em recuperação judicial, encerrou a semana de 16 a 22 de dezembro com um número total de 34.939 colaboradores sob o regime CLT. Na semana, houve um total de 394 admissões. A companhia registrou ainda 303 pedidos de saída, 24 desligamentos involuntários, 39 términos de contratos de experiência e 71 encerramentos de contratos temporários de final de ano.
Confira mais destaques do mercado financeiro hoje aqui.