

A agenda econômica do mercado financeiro hoje traz os índices dos gerentes de compras (PMIs) do setor industrial de Brasil e Estados Unidos, o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) de março, além do relatório do mercado de trabalho Jolts e os investimentos em construção na economia americana.
Ainda na agenda econômica desta terça-feira (1º), o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, participa de sessão solene na Câmara em homenagem aos 60 anos do BC e depois se reúne com o CEO do Banco Master, Daniel Vorcaro. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cumpre agenda em Paris e se reúne pela manhã com o ministro das Finanças da França, Eric Lombard.
O Tesouro faz leilões de Notas do Tesouro Nacional – Série B (NTN-B, títulos públicos com rendimento atrelado à inflação) e Letra Financeira do Tesouro (LFT, título pós-fixado com rentabilidade atrelada à taxa de juros).
Mercado financeiro hoje: assuntos que movimentam a terça-feira
Bolsas internacionais em alerta às vésperas das tarifas de Trump
As bolsas europeias buscam recuperação impulsionadas por dados de inflação e desemprego da zona do euro. O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) da zona do euro desacelerou para 2,2% em março, como se previa, elevando as chances de que o Banco Central Europeu (BCE) siga com cortes de juros. Já a taxa de desemprego caiu para 6,1% em fevereiro, nova mínima histórica. Os PMIs da região – zona do euro, Alemanha e Reino Unido – vieram mistos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em Nova York, os índices futuros estão no vermelho com as políticas de tarifas dos EUA no radar. O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de Richmond, Thomas Barkin, afirmou na segunda-feira (31) que não tem “pressa para cortar os juros” americanos e que vai levar tempo até ter clareza sobre o impacto das tarifas de Donald Trump, o presidente dos EUA, na inflação.
Na quarta-feira (2), Donald Trump anunciará as “tarifas recíprocas” contra produtos estrangeiros de parceiros comerciais e nos próximos dias é esperado que a Casa Branca imponha tarifa de 25% a carros importados. Trump disse que os EUA serão “mais gentis; relativamente mais lenientes”.
Os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) seguem em baixa pela terceira sessão consecutiva. O dólar hoje sobe ante euro e libra, mas segue pressionado frente o iene.
Novos concorrentes na disputa pelo Master
No radar dos investidores da Bolsa de Valores está a compra de uma fatia do Banco Master pelo BRB, por R$ 2 bilhões. Pessoas envolvidas na negociação não descartam a entrada também do BTG Pactual na operação. Na segunda-feira, o presidente do BC, Gabriel Galípolo, teve reuniões com o chairman e sócio do BTG Pactual, André Esteves, e com o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa. A reunião foi considerada por Costa “positiva”.
Commodities: petróleo e minério avançam
O petróleo sobe moderadamente, depois de saltar mais de 3% na segunda-feira. No início da manhã, o barril do petróleo WTI para maio subia 0,14%, junto ao do Brent para junho.
Entre as commodities hoje, o minério de ferro fechou em alta de 1,86%, cotado a 792 yuans por tonelada, o equivalente a US$ 109,13 nos mercados de Dalian, na China.
Os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale (VALE3) subiam 0,50% no pré-mercado de Nova York, por volta das 8h10 (de Brasília). Já os ADRs da Petrobras (PETR3; PETR4) avançavam 0,14% no mesmo horário.
O que esperar do Ibovespa hoje?
A falta de fôlego em Nova York pode afetar o apetite no Ibovespa hoje, mas as altas das commodities são contraponto.
Publicidade
O diretor de Política Econômica do Banco Central, Diogo Guillen, disse na segunda-feira que a defasagem temporal da política monetária justifica a alta de menor magnitude na Selic. Ele citou ainda a incerteza em relação a quanto será essa menor magnitude.
A política tarifária do governo Trump segue no foco no mercado financeiro hoje. Em documento publicado na segunda-feira, os EUA acusam o Brasil e uma série de outros países de imporem numerosas barreiras e tarifas contra produtos americanos.
* Com informações do Broadcast