A agenda desta quarta-feira (9) está concentrada no Brasil e traz as vendas do varejo de junho. O senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator da reforma tributária no Senado, se reúne com o secretário especial para a matéria do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, dando início às discussões da pauta na Casa.
Leia também
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estará com o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), deputado Danilo Forte (União-CE), e os senadores Leila Barros (PDT-DF) e Renan Calheiros (MDB-AL). Entre os balanços, destaque aos números de Banco do Brasil, BTG Pactual, Ultrapar e, no exterior, Walt Disney.
As bolsas internacionais operam no azul, com as europeias mostrando mais fôlego que os futuros de Nova York em dia de agenda mais esvaziada, cujo destaque fica com a deflação da China, que eleva a pressão para que Pequim adote mais medidas de estímulo, segundo o RBC.
- Veja também: Bolsas da Ásia: inflação na China derruba mercados; Tóquio ressuscita temor vindo dos EUA
O índice de preços ao consumidor (CPI) da China recuou na comparação anual de julho, assim como o índice de inflação ao produtor (PPI), que teve deflação mais acentuada. A Capital Economics acredita que a China não deve ter um período prolongado de deflação. A Pantheon avalia que os índices apontam para uma recuperação ainda “contida e desigual” do consumo.
No Brasil
Os mercados locais, especialmente o de juros, começam a sessão digerindo a fala do diretor de política econômica do Banco Central (BC), Diogo Abry Guillen, que reforçou ontem que não está nos planos da instituição aumentar o ritmo de flexibilização monetária, o que pode reduzir as apostas de um corte mais agressivo, de 75 pontos-base.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A maioria das instituições consultadas pelo Projeções Broadcast, 82,9%, prevê três cortes de 50 pontos-base do juro por reunião até o fim do ano e 17,1% projetam ao menos um corte de 75 pontos-base até o fim de 2023.
O mercado também fica atento aos dados de vendas no varejo e a alta das bolsas internacionais e do petróleo podem ajudar o Ibovespa. No radar fica a reunião de Haddad com o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), deputado Danilo Forte (União-CE). Em meio às indefinições que rondam o orçamento para o próximo ano – a Câmara precisa concluir a análise do arcabouço fiscal para o Congresso votar a LDO –, Haddad se encontra com Forte às 16h.
Agenda
A agenda desta quarta-feira traz a divulgação das vendas do varejo restrito e ampliado no Brasil no mês de junho (9h00). Nos Estados Unidos, saem os estoques de petróleo pelo Departamento de Energia (11h30). Entre os balanços, destaque aos números de Banco do Brasil, BTG Pactual, Ultrapar e Walt Disney, após o fechamento dos mercados.
*Com informação do Broadcast