Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Ásia: inflação na China derruba mercados; Tóquio ressuscita temor vindo dos EUA

Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, se recupera depois de série de 5 pregões em queda

Bolsas da Ásia: inflação na China derruba mercados; Tóquio ressuscita temor vindo dos EUA
Foto: Envato Elements

Os mercados acionários da Ásia fecharam sem sinal único nesta quarta-feira (9). Xangai recuou, com investidores analisando números da inflação da China publicados hoje, assim como Tóquio, enquanto Seul avançou mais de 1%, com recuperação após perdas recentes.

A Bolsa de Xangai fechou em baixa de 0,49%, em 3.244,49 pontos, e a de Shenzhen, de menor abrangência, caiu 0,60%, a 2.132,73 pontos. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da China teve queda de 0,3% em julho, na comparação anual, quando analistas ouvidos pela FactSet projetavam baixa de 0,4%. O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) caiu 4,4% em julho, também na leitura anual, ante expectativa de queda de 4,0% dos analistas.

Para a empresa financeira Pantheon, os números de inflação mostravam o quanto a recuperação econômica chinesa tem sido “contida e desigual”. A Capital Economics, por sua vez, afirmou que a inflação fraca local “preocupa”, mas descartava um quadro de deflação prolongada. Para o Barclays, os números da inflação e também as exportações e importações fracas, vistas nos dados de ontem da balança comercial, apontam para uma recuperação “fraca” no mês no país.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre os papéis do mercado acionário local, Mango Excellent Media caiu 2,2% e Foxconn Industrial Internet teve baixa de 8,0%.

Na Bolsa de Tóquio, o índice Nikkei fechou em queda de 0,53%, em 32.204,33 pontos. Ações do setor financeiro japonês estiveram sob pressão, com alguns temores sobre a saúde do setor bancário dos Estados Unidos e a queda dos retornos dos bônus domésticos. Mitsubishi UFJ Financial Group caiu 3,1% e Resona Holdings, 2,9%.

Em Seul, o índice Kospi contrastou dos principais mercados ao registrar alta de 1,21%, em 2.605,12 pontos. Houve, porém, recuperação neste caso, após uma sequência de cinco quedas consecutivas da bolsa sul-coreana. Do setor de biotecnologia, SK Bioscience subiu 4,6% após anunciar investimento na americana Novavax e a SK Biopharmaceuticals teve ganho de 8,4%. Fabricante de baterias para veículos elétricos, Samsung SDI subiu 3,3%.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou com ganho de 0,32%, em 19.246,03 pontos. Ações de farmacêuticas e do setor de transportes apoiaram o avanço local. Já na Bolsa de Taiwan, o índice Taiex caiu 0,04%, a 16.870,94 pontos.

Publicidade

Na Oceania, o índice S&P/ASX 200 fechou em alta de 0,37% em Sydney, em 7.338,00 pontos. O setor bancário teve pregão positivo, com Commonwealth Bank em alta de 2,6% após balanço. O setor de tecnologia também registrou ganho na bolsa australiana.

* Com informações da Dow Jones Newswires

Web Stories

Ver tudo
<
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
15 doenças que dão direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
IPVA 2025: como saber se meu carro é isento?
Esqueça a picanha! Este é o corte econômico que está roubando a cena nos churrascos brasileiros
Vinhos: confira 5 espumantes “no precinho” para comemorar o ano-novo
>