• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Mercado hoje: discurso do presidente do Banco Central, dados sobre o PIB e teto de dívidas dos EUA são destaque

Futuros de Nova York e bolsas europeias operam sem direção única nesta manhã de segunda-feira (22)

Por Luana Levasier

22/05/2023 | 8:36 Atualização: 22/05/2023 | 8:41

Bolsa brasileira tende a melhorar resultados até fim do ano. (Foto: Werther Santana/Estadão)
Bolsa brasileira tende a melhorar resultados até fim do ano. (Foto: Werther Santana/Estadão)

Os sinais mistos nas bolsas internacionais podem limitar os ajustes nos mercados locais nesta segunda-feira (22). Os investidores ficam de olho na reunião sobre o teto de dívida americana e no presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que têm recebido críticas diretas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à política de juros no Brasil e após o bem recebido Índice de Atividade Econômica do Banco Central do Brasil (IBC-Br) de março motivar revisões nas projeções de alta para o Produto Interno Bruto (PIB) do País no primeiro trimestre e neste ano.

Leia mais:
  • Como usar o ESG para ganhar dinheiro com a renda variável?
  • Com retorno recorde, veja onde estão as oportunidades em fundos imobiliários
  • Gasto com congelamento de óvulos aumenta, diz pesquisa. Veja valor médio
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

  • Veja também: Bolsas da Ásia fecham em meio a impasse sobre dívida dos EUA, resultados da reunião do G7 e taxas de juros na China

Na sexta-feira, Campos Neto disse que pode haver uma desconexão entre as expectativas do mercado para o desempenho do crédito e as expectativas de crescimento econômico e que o custo econômico de se levar a inflação para a meta pode ser o grande tópico econômico aqui para frente.

Ele disse ainda que há dúvidas sobre qual é o nível em que a inflação vai parar no mundo, se por volta das metas ou maior, e que a desaceleração dos núcleos tem sido lenta no País.

Os índices futuros de Nova York e as Bolsas europeias estão mistas, enquanto os juros dos Treasuries e o índice DXY do dólar operam em baixa, diante do impasse sobre o teto da dívida nos EUA.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As negociações travaram no final de semanas após novas demandas de republicanos que a Casa Branca considera “extremas”. O impasse ameaça impor aos EUA um imprevisível cenário de default da dívida pública.

A secretária do Tesouro americana, Janet Yellen, disse ontem considerar “bem pequena” as chances de o governo chegar a 15 de junho com capacidade de honrar obrigações financeiras se o teto não for suspenso ou elevado.

Agenda

A agenda desta segunda-feira (22) traz discurso do vice-presidente do BCE na Alemanha (6h), participação do presidente do Fed de St. Louis em fórum (09h30) e divulgação do índice de confiança do consumidor (preliminar) da zona do euro (11h).

No Brasil, o BC divulga o Relatório Focus Semanal (08h25), Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, profere palestra (10h) e monitoramento do PIB em março é divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), às 10h15.

*Com informações do Broadcast 

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • mercado
Cotações
02/03/2026 9h08 (delay 15min)
Câmbio
02/03/2026 9h08 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Geração Z impulsiona volta do vinil e dos livros físicos, e isso pesa no bolso dos pais

  • 2

    Como a guerra entre os EUA, Israel e o Irã pode afetar bolsa, dólar e petróleo; ouro e prata sobem quase 3%

  • 3

    Pix em 2026: aproximação, pagamentos automáticos e novas regras moldam o futuro

  • 4

    IR 2026: nova lógica tributária coloca imóveis e sucessão no centro do debate; o que muda?

  • 5

    Dólar perde status de refúgio e muda a lógica da diversificação global: ‘Não é apostar na moeda, é investir em ativos’

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o IPVA de São Paulo 2026: datas de vencimentos da terceira parcela já estão liberadas
Logo E-Investidor
IPVA de São Paulo 2026: datas de vencimentos da terceira parcela já estão liberadas
Imagem principal sobre o Gás do Povo: como consultar a situação do vale de recarga pelo App Meu Social
Logo E-Investidor
Gás do Povo: como consultar a situação do vale de recarga pelo App Meu Social
Imagem principal sobre o Bolsa Família libera calendário de março de 2026; veja as datas
Logo E-Investidor
Bolsa Família libera calendário de março de 2026; veja as datas
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que é a omissão de rendimentos dos dependentes?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que é a omissão de rendimentos dos dependentes?
Imagem principal sobre o Moradores de Juiz de Fora (MG) podem solicitar o saque calamidade do FGTS, após fortes chuvas
Logo E-Investidor
Moradores de Juiz de Fora (MG) podem solicitar o saque calamidade do FGTS, após fortes chuvas
Imagem principal sobre o Chuvas intensas: saque calamidade do FGTS é liberado para moradores de Minas Gerais
Logo E-Investidor
Chuvas intensas: saque calamidade do FGTS é liberado para moradores de Minas Gerais
Imagem principal sobre o Gás do Povo: como saber quais são os locais de revenda credenciados?
Logo E-Investidor
Gás do Povo: como saber quais são os locais de revenda credenciados?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual grupo recebe o auxílio hoje (27)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual grupo recebe o auxílio hoje (27)?
Últimas: Mercado
Como o mercado brasileiro deve abrir após escalada da guerra no Oriente Médio; veja previsões para dólar, juros e Bolsa
Mercado
Como o mercado brasileiro deve abrir após escalada da guerra no Oriente Médio; veja previsões para dólar, juros e Bolsa

Conflito no Oriente Médio reacende temor de choque de oferta no Estreito de Hormuz e pode redefinir o humor dos mercados globais na abertura da semana

02/03/2026 | 08h57 | Por Isabela Ortiz
Quem é o investidor estrangeiro que banca o rali do Ibovespa rumo aos 200 mil pontos
Mercado
Quem é o investidor estrangeiro que banca o rali do Ibovespa rumo aos 200 mil pontos

Bolsa recebeu R$ 41,7 bilhões em fluxo de capital gringo em menos de dois meses; volume já é 55% maior do que todo o montante do ano passado

02/03/2026 | 05h30 | Por Jenne Andrade
Ibovespa hoje: guerra no Oriente Médio faz petróleo disparar e derruba mercados globais; Focus fica no radar
Mercado
Ibovespa hoje: guerra no Oriente Médio faz petróleo disparar e derruba mercados globais; Focus fica no radar

Boletim do Banco Central e indicadores de atividade no Brasil e no exterior balizam o início do mês na B3

02/03/2026 | 05h00 | Por Manuela Miniguini
Como a guerra entre os EUA, Israel e o Irã pode afetar bolsa, dólar e petróleo; ouro e prata sobem quase 3%
Mercado
Como a guerra entre os EUA, Israel e o Irã pode afetar bolsa, dólar e petróleo; ouro e prata sobem quase 3%

Analistas veem reação negativa inicial dos mercados hoje, mas avaliam que impacto no Brasil tende a ser limitado; petróleo pode subir com tensão no Oriente Médio

28/02/2026 | 15h24 | Por Daniel Rocha e Cícero Cotrim

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador