A melhora do humor nas bolsas e alta do petróleo tendem a favorecer o Ibovespa nesta terça-feira (04). O EWZ, principal fundo de índice (ETF, na sigla em inglês) brasileiro negociado em Nova York, subia 0,77% no pré-mercado por volta das 7h20, enquanto o dólar operava em baixa em vista da maioria das moedas emergentes, o que pode ajudar o real e os juros limitando oscilações.
Veja também: as principais notícias das empresas da Bolsa para o investidor ficar de olho hoje
As bolsas internacionais operam em alta se ajustando à decisão feita ontem pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep+). A diretora do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) Lisa Cook afirmou ontem que ainda existem muitas incertezas no cenário macroeconômico americano e global, mas que a “estratégia de aperto monetário [do BC americano] permanece”.
Na zona do euro, o índice de preços ao produtor (PPI) desacelerou a 13,2% em fevereiro e ficou abaixo do esperado (13,6%).
Agenda
A agenda desta terça-feira traz a participação do ministro Fernando Haddad em evento do Bradesco BBI. Entre indicadores, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulga os emplacamentos de março.
No exterior, saem as leituras de fevereiro para as encomendas à indústria e o relatório Jolts sobre empregos nos Estados Unidos. Além disso, três dirigentes do Federal Reserve discursam.