Os investidores devem acompanhar nesta quarta-feira (2) uma entrevista do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), enquanto aguardam o anúncio de um corte da taxa básica de juros, a Selic, pelo Comitê de Política Monetária (Copom), após o fechamento dos mercados. Ainda hoje, CSN (CSNA3), PetroRio (PRIO3) e Suzano (SUZB3) divulgam balanços do segundo trimestre.
Leia também
Nos Estados Unidos, o relatório ADP de criação de empregos no setor privado em julho deve orientar as expectativas de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense), antes do payroll – principal relatório sobre emprego no país – nesta sexta-feira (4).
As bolsas internacionais exibem fortes perdas, após a agência de risco Fitch cortar a nota dos EUA, de AAA para AA+, com perspectiva estável, e apontar que a situação fiscal da maior economia do mundo deverá se deteriorar nos próximos três anos.
O fato ajuda a enfraquecer o dólar em relação a seus pares principais, bem como os juros dos Treasuries de dois e dez anos. Os contratos futuros do petróleo sobem.
No Brasil
A aversão a risco no exterior deve pesar nos mercados locais, principalmente na B3, em manhã de commodities com desempenho misto no mercado financeiro que podem adicionar volatilidade às ações de Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3; PETR4). Os preços do minério de ferro caíram entre 1% e 2% na Ásia e o petróleo opera com ligeira alta em Londres e Nova York.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Apesar da queda ante moedas principais, o dólar sobe em relação a várias moedas emergentes e ligadas a commodities com o movimento de busca de proteção global, o que pode guiar abertura do câmbio e juros futuros para cima em meio a dúvidas sobre a intensidade do corte da Selic pelo Copom, hoje à noite.
Para a decisão sobre os juros prevista para hoje, a pesquisa do Projeções Broadcast indica que 62 de 88 instituições financeiras consultadas (70%) acreditam que a primeira redução será de 0,25 ponto porcentual, para 13,50% ao ano. Já 26 casas (30%) projetam recuo de 0,50 ponto, para 13,25% ao ano.
Agenda
A decisão do Copom será anunciada após 18h30. Estão previstos ainda o IPC-S Capitais (8h) e o IC-BR (14h30) de julho. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa do programa Bom Dia, Ministro (9h). CSN, PetroRio e Suzano são algumas empresas que publicam balanços do segundo trimestre, após o fechamento dos mercados.
No exterior, está programado o relatório de emprego no setor privado dos Estados Unidos (9h15). À noite, serão publicados os índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto e de serviços em julho de Japão (21h30) e China (22h45).